:: Atravessando as ruas do Cairo ::

Sem dúvida alguma meus problemas de aculturação na terra dos Faraós começaram no simples fato de atravessar uma rua. Se for pro Egitão esqueça tudo que você sabe sobre regras de trânsito no Brasil, e pense quatro vezes antes de dirigir por lá, se ainda assim você insistir em dirigir no Egito e conseguir sem altíssimos níveis de stress e um pre ataque cardíaco, depois me conta o segredo… Do hall do aeroporto pra onde estava o carro do falecido tive que atravessar umas duas “ruas” no estacionamento do aeroporto e meu drama já tinha começado daí.

Ei! Porque você parou? Vamos!  – disse o falecido –
– Vamos pra onde?! Você não está vendo que vem um ônibus alí não?! Espera ele passar e atravessaremos…
– Ahhh aqui não tem isso não.. anda!!
– Já disse que não vou!!!

Minha mãe sempre me ensinou que toda vez que eu fosse atravessar uma rua deveria olhar para os dois lados e só atravessar quando nenhum carro estivesse vindo, em locais que houvesse semáforo eu deveria ficar esperando até que a luz vermelha acendesse e todos os carros parassem para eu passar, todo brasileiro aprende isso desde cedo, a minha mãe só esqueceu de me avisar que essa regra não valia pra todo o planeta terra, e como eu não sabia disso, cheguei no Egitão esperando que houvesse um respeito mutuo entre pedestres e carros. Fiquei lá na beirada da calçada esperando que o onibus passasse e tentando ensinar leis de transito brasileiras pro falecido, que acabou me puxando pelo braço e quando ví já estava no meio do caminho e a poucos metros do ônibus, agora era atravessar ou esperar pela batida. Escolhí a primeira opção.

Você tá doido?! O ônibus quase que batia nagente!!!!
– Que drama! Vai se acostumando que aqui ninguem fica esperando os carros pararem para atravessar a rua não

Ao sairmos do aeroporto fomos para um restaurante bem ao estilo egípcio as margens do Rio Nilo (que chique!), ao longo do caminho fui entregando minha alma a Cristo, a toda hora eu via as portas do céu se abrindo pra mim. O falecido dirigia muito bem, era uma das habilidades que eu admirava nele, o problema era que além de ele correr demais os outros motoristas íam na mesma velocidade, e do nada um carro ultrapassava a esquerda, daqui a pouco outro ultrapassava pela direita e já entrava na nossa frente sem o menor aviso previo e em meio a tudo isso pessoas tranquilas faziam zigue-zague entre um carro e outro atravessando as ruas e avenidas…

Lá no Brasil tem um negócio com três luzes que organizam quando pessoas e carros devem se movimentar no transito, aqui não tem isso não?!
– Ah semáforo?!
– Ah que legal, aqui tem isso né?!
– Tem mas ninguem liga pra isso não…

A primeira vez que ví um semáforo no Egitão fiz a maior festa, só não conseguia entender porque além do semáforo (em funcionamento) tinha um guardinha no meio da avenida apitando desesperadamente e os carros em uma desordem total! Isso em pleno cruzamento, da pra imaginar o caos?! Os egípcios tambem AMAM uma buzina, o carro pode faltar até gasolina mas a buzina é sagrada, e eles buzinam por nada. No começo isso me irritava, depois acabei me acostumando, o que  nunca me acostumei mesmo foi em atravessar as ruas, e quando ía pro centro do Cairo então?! As avenidas eram ENORMES. Teoricamente quatro faixa de carros que com a bagunça podiam se transformar em oito e não conto as vezes em que fiquei bem no meio desse transito todo sentindo o ventinho dos carros na poupança, cheguei até a me apoiar em alguns deles senão perderia o equilibrio e cairia em frente do outro que estava passando a minha frente, da pra imaginar essa cena!? Normalmente eu me agarrava ao braço do falecido, fechava os olhos e entregava a alma a Cristo, quando chegva do outro lado da avenida me beliscava pra ver se ainda estava na dimensão humana ou se tinha passado pra outra. Com o tempo fui me habituando, até porque não tinha escolha, era habituar-se ou habituar-se… O_O

Só pra que vocês sintam um pouquinho do drama, confiram os videos abaixo:

6 Respostas para “:: Atravessando as ruas do Cairo ::

  1. meu Deus, se eu já não gosto de movimento, agito, não sei como seria eu lá – _ –

  2. Eu que pensava que quem dirige em SPaulo dirige em qualquer lugar do mundo, dei minha mão à palmatória! no Cairo(e em todo o Egito)é uma loucura! não há faixa de pedestres, nem semáforos, nenhuma regra de trânsito…
    Vi uma cena muito curiosa num fim de tarde no Cairo, hora do rush, naqueles viadutos que cortam o Rio Nilo, havia um carro com a sirene ligada, não sei se era ambulância ou polícia e, de repente, alguém desse carro pega um megafone e começa a falar…Eu rachei de rir! mesmo porque, todo mundo continuou no mesmo lugar…

    • Gente aquilo é uma imperfeição sem fim! Agora tu lembrou bem, como que as ambulancias se viram naquele caos hein?! Alguem tinha pensado nisso?! O_O

  3. eu ja vi lugar pior q isso ai, é no Vietnam,só q la é pior,pq quase nao tem carro é uns 80% só de moto no transito,como moto nao da congestionamneto,pra atravessar a rua,vc tem q se embrenhar no meio das motos,buzina entao,parece q as motos e os caminhoes sao movido a buzina em vez de gasosa,o estranho q nao vi ninguem estressado por la,todo mundo da a vez,ultrapassa na maior,e nao vi ninguem xingando ninguem,vi foi é muita serenidade no rosto deles,agora no BR só ve cara estressado,dando farolzada atras de vc q nen uns retardados,ultrapassam tirando fininha,xingam os pedestres,dao akele sinal de fuck you o tempo todo,moto-boy entao sem comentario,pq sera q ocidentais sao um bando de sem educaçao estressados?

    • Pois é, boa pergunta! Vai ver que são os horários para serem cumpridos, os centavos que podem ser perdidos caso algo atrase, então acaba tudo isso sendo refletido no caos do transito, mas pelo menos o caos aqui no Brasil é “organizado”, apesar de tudo os motoristas ainda respeitam as leis de trânsito, já no Egitão é uma bagunça só, o povo só não é mais estressado porque tudo deles é “insha allah” (se Deus quiser), então insha allah eles chegam cedo ao trabalho e ganham dinheiro, caso contrario é poruqe insha não allah… 😀

Deixe um comentário

