:: O banheiro ::

Adoro um banheiro arrumado! Nada melhor do que um ambiente aconchegante para você sentar-se no trono e… bom, o restante vocês já sabem! Vocês lembram do bide? Cheguei a alcançar essa época ainda. Com o passar do tempo e a necessidade de economizar espaço dentro de casa, inventaram a ducha que ocupa um espaço mínimo e é tão eficiente quanto era o bide. Maravilha! Aqui em casa eu tenho um banheiro só pra mim, minha mãe me deu esse presente, coitada, já não aguentava mais meus ataques perfeccionistas. Tenho algumas manias como por exemplo, organizar cremes e afins do maior para o menor e com os rótulos virados pra mim, isso os que ficam no armário da parede, aqueles que ficam no balcão da pia tem que estar na diagonal e intercalados pra que eu possa ver os rótulos de cada um, que devem estar pra minha frente tambem. Vidro do box fechado e tampa da bacia pra baixo pelo amor de Deus!! Ahhh o chuveirinho da ducha virado para a parede por favor!! Nada de pano estendido no chão (eca!) ou resto de sabonete na saboneteira. Bom, algumas dessas regras minha mãe não seguia e eu vivia a beira de uma síncope a cada vez que eu via os rótulos dos cosméticos em desordem ou a porta do box estava aberta, tempos depois ganhei um banheiro de presente e agora é só alegria 😀

Quando eu estava pra ir pro Egitão logo percebí que eu teria tambem que me adaptar a algumas coisas em relação ao banheiro. O falecido morava com a mãe em um flat pequeno com um único banheiro e eu já fui logo me preparando psicologicamente pra fechar os olhos pra muitas coisas, afinal eu estaria em um território estranho e não poderia chegar assim dando ordens, não é mesmo?! Um belo dia o falecido começa a falar sobre alguns costumes lá no Egitão e entramos no assunto de banheiro…

Aqui não se usa papel higienico
– WHAT?!
– Usamos aqui não…
– Ta, mas e se limpa com que?
– Tem uma “mangueirinha” no vaso sanitário

Bom, eu não sabia como que falava “ducha” em inglês, mas pela descrição dele a tal mangueirinha era uma ducha e cá com meus botões desenhei a bacia de um lado e do outro a ducha com o chuveirinho e tals, igual é aqui no Brasilzão, menos mal né, como eu uso ducha aqui, então não teria grandes problemas, mas mesmo assim…

Tá, mas aí vende papel higienico né?
– Vende sim, mas é mais para os turistas…
– Então enquanto eu não viro uma egípcia, eu poderia ser tratada como turista no que diz respeito a banheiro? PLEASE!!
– Não se preocupe não, eu providencio isso pra você…
– Shukran!!!!!!!

Lá vai eu pro Egitão e uma das primeiras coisas que o falecido me deu foi alguns rolos de papel higienico, que alívio! Cheguei no Egitão a noite e depois de horas a fio de viagens e conexões eu precisava de um banho e de fazer um pipizinho, essa foi a primeira vez que tive contato com um banheiro egípcio. Na casa do falecido eles não se preocupavam muito com regras de organização, fato que a principio me deixou a beira de um homicídio, mas nessas horas a gente respira fundo, conta até dez e entrega o resto a Deus… pulando essa parte, lá vai eu procurar a ducha, batí os quatro cantos do banheiro e nada de ducha, bom, era só um pipizinho, então vamos lá se virar com o papel higienico, depois eu perguntava pra ele onde que a ducha ficava…

Ao levantar a tampa da bacia percebí uma coisa azul parecida com uma mangueira acoplada lá na “parede” da bacia e vindo em direção ao centro. “Deixaram cair alguma coisa aqui dentro” – pensei com meus botões – Fiz um estudo mais aprofundado do caso, mas não tinha nenhuma opção pra tirar aquela coisa dalí de dentro e fiquei desesperada ao perceber que tinha um cano ligado aquela coisa azul e uma torneira na parede, fiz o teste e quando abrí a torneira, saiu água do negócio azul. Aquilo era a ducha!!!! Mas como que pode?! A ducha era dentro da propria bacia, uma mira errada alí poderia ser fatal e o que a principio tinha a finalidade de limpar, sujaria mais ainda. Ai meu Deus e agora?! Alguem me manda uma bacia do Brasil please?! 😦

Porque é que vocês usam aquele negocio lá dentro da bacia? – perguntei ao falecido –
– Que negocio?
– Aquela coisa lá que sai água…
– Ah a ducha?!
– É… é que lá no Brasil ela é do lado de fora. Não é perigoso o negocio dar errado lá na hora e…
– Ah é que antigamente era assim, mas hoje em dia tem outros tipos, ela fora da bacia ou ela dentro ainda mas sendo que em formato de chuveiro no cantinho da bacia
– Humm e voces pensam em continuar usando o de antigamente é?
– Acostumamos já…
– Hum tá bom

Já fui logo entendendo que aquela coisa não sairia dalí nem tão cedo e levando em consideração que eu passaria uma temporada naquele flat, teria que me acostumar o mais rápido possível, até que voltasse ao Brasil ou que fosse para o flat do falecido. Pra falar a verdade não me acostumei não e morria de nojo daquela coisa lá dentro. Até no Shopping City Star tinha a ducha dentro da bacia, tudo bem que era chique, de inox e lá no cantinho da bacia no formato de um chuveirinho, mas mesmo assim, eu não conseguia assimilar essa ideia da ducha dentro da bacia, complicado para os meus padrões de higiene… 😦

Ahhhhh lembram do não uso do papel higienico?! Essa foi a única coisa que eu consegui me adaptar, tanto que trouxe esse costume pro meu dia a dia no Brasil… Complicado falar nesses detalhes né, mesmo sendo conscientes de que todos nós fazemos “essas coisas” mas enfim, convenhamos que o papel higienico não limpa 100%, uma duchinha e um sabãozinho faz o serviço bem melhor 😛

22/08/2009
Olá Pessoal, Julia forneceu ao Blog duas fotos para ilustrar a “duchê a la egiptê”. Confiram:

banheiro01

Observem na parte destacada, aí é a ducha mais moderna, fica na "parede"do vaso...

banheiro02

Aqui é a desgraceira total, a "ducha" fica fixa bem no centro da bacia. Já da pra imaginar a abundancia da falta de higiene não é mesmo... 😦

20 Respostas para “:: O banheiro ::

  1. kkkkkkk
    Eu conheco este banheiro da casa da Julia, he he he
    Mas o meu eh igual, rs………..
    E dah pra perceber que eh de uma estrangeira, pois tem o papel higienico ao lado, coisa que aqui eles nao usam…
    Mas eu ja me acostumei, a gente so limpa e higieniza bem o da casa da gente, e procura nao fazer nada em banheiros publicos, ou ir em Mac Donald quando nao ha outra solucao
    Mas o pior que eu enfrentei aqui foi um da Estacao de trem do Cairo
    Sem comentarios, mas foi o maie sujo banheiro que vi em toda minha vida, ecaaaaaaaaaaaaaaaa
    bjssssssssssss

  2. Meu Deus !!!como eu conseguiria ir no banheiro agora to ca a me perguntar ….
    eu sou muito exigente no que diz respeito a banheiro ,na verdade nem os mais “limpos ´´ em shopings aqui no Brasil ,suspeito de tudo olho tudo enfim se uma coisa não me agradar o psicilogico não vai , dai nem adianta so na minha casa mesmo …alias nada melhor do que o nosso banheirinho ,mas por falar neles ,meu tio foi a França a 1 ano e tadinho ele morria de medo desses banheiro eram assim, ele ficou desesperado pq ao terminar o que foi feito ,percebeu que não tinha desgarga hehe então viu um botaõ e apertou dai deu-se a desgarga ,mas vc tinha um tempo pra sair do banheiro se não vc tomava um banho hihi ,ele se autohigeenizava , bem não sei se ficava limpinho depois mas ….e ele nem ia coitado curtiu o passeio receioso de ir a qualquer banheiro

  3. Credo! não é só a tal ducha que é horrorosa! o banheiro todo é horroroso! quanta sujeira, parece banheiro de borracharia!

  4. estou vendo!:)

  5. não vejo ainda, isso é para aumentar o suspense???

    • Aiii gente eu não sei mais o que eu faço :S
      Postei de novo, vê aí se vocês conseguem ver agora..
      Aqui eu vejo normal…

  6. também não consigo ver 😦

  7. não consegui olhar, as fotos nao aparecem.

  8. me dá teu email q te envio sim 🙂
    bjkas

    • Oi Julia, me da o teu e-mail que mando o meu por lá…
      Sabe como é né, prefiro manter o anonimato aqui 🙂

  9. ahhhhhhhh eu tenho foto de banheiro chique e de banheiro de pobre … hehehhehe

    bjkas

    • Ahh Julia, faz uma doação aqui pro Blog, please!!!! Prometo que coloco todos teus creditos lá 😛

  10. Não, lá é a bacia normal como as daqui, o problema só é com a ducha mesmo, mas ainda assim não é em todos os locais não, nas casas mais modernas já tem a ducha como a nossa…
    Agora vem cá, e na India como que as pessoas que não podem se abaixar fazem?! O_O

  11. Esse negocio do “chafariz” dentro do vaso sanitario foi o meu primeiro grande problema aqui no Egito, logo que vim casar. Tinha isso na casa de minha sogra, e eu, achei meio absurdo aquilo, mas pensei…ah…eles sao tao ligados a limpeza do corpo (ah, tolinha eu!!!), vamos experimentar, ne? Usei uns tres dias e tive uma baita infeccao vaginal. Deveria ter seguido minha intuicao e nao ter usado, pois quando as pessoas fazem algo mais que xixi, isso fatalmente cai em cima do caninho, fica ali, ha um refluxo de bacterias para dentro do caninho, e quando voce liga a agua para se lavar, vem uma sopa de bacterias patogenicas para voce.Fui parar no medico, tive que usar pomada bem na lua de mel. Na mesma semana meu marido instalou a ducha higienica que fica do lado de fora. Papel higienico tambem nao tinha,mas compramos, pois depois que lava tem que secar, ne? Inclusive ja assisti programas de tv aqui onde o medico recomendava que as mulheres usem sim o papel hig.para se secar, pois manter humidade e calor la nas partes baixas nao e recomendado, prolifera fungo mesmo…eu ficava me perguntando como que elas vivem em harmonia com isso, sem ter infeccoes, mas hoje entendo muita coisa que nao entendia antes, INCLUSIVE o fato delas terem varios problemas de saude e nao irem ao medico, nao fazerem papanicolau, exames de rotina, banho diario nao e uma coisa comum a todos aqui, enfim…essa ideia que eu tinha que eles sao super asseados, caiu por terra ha tempo…

    • Pois é Cris, eu tambem observei que quando o “numero dois” era feito, acabava caindo ou passando de raspão no bendito caninho e isso me deixava passada de nojo :(, eu só usei aquele troço uma vez, mas depois que ví o caninho com “algo” a mais na superficie (eca!!!!) nunca mais que eu usei. Quando o falecido estava arrumando o flat onde iriamos morar, uma das coisas que logo exigí foi a ducha do lado de fora da bacia…

  12. wally elsissy

    Hahaha eu também trouxe o hábito pro Brasil… e sempre carrego lenço úmido comigo… adivinha por que? 😀

  13. hum vc tem uma foto do modelo de lá???

    • Tenho não, e já procurei aqui no Google e não acho… mas imagina a bacia do banheiro…

      No flat da mãe do falecido era uma mangueira que vinha por tras e seguia “no ar” até o meio da bacia e na pontinha era onde saia a água pra a pessoa se lavar…

      Os mais modernos tem um chuveirinho igual era nos bides, sendo que “na parede” da bacia em direção diagonal, daí quando a torneira é aberta a água bai em direção a poupança, entendeu?

      Vish, to pessima pra descrição hoje 😛

Deixe um comentário

