:: Sarna em periquitos ::

P9120077

Esse aqui é Ahmed, tadinho... cheio de sarna no nariz =(

A-M-O passarinhos! Tenho uma “criaçãozinha” de 21 periquitos, cada um mais lindo do que o outro! Todos eles tem nome próprio, e por incrível que pareça, conheço a carinha de cada um. A grande maioria nasceu aqui em casa o que fez com que eu pudesse dar uma educação bem peculiar e conseguir a proeza de adestrar alguns deles com tanta perfeição, a ponto de deixá-los soltos no jardim de casa e até conseguir que eles fizessem pose para fotos. Duvida?! Vou te mostrar daqui a pouco 😀

Muitos dos meus amigos e até alunos sabem dessa minha paixão por passarinhos e já chegaram a me presentear com alguns deles. Certa vez o filho de uma amiga minha chegou aqui em casa com uma femea amarelada, ela estava desorientada na rua da casa dele e ao vê-la, ele logo lembrou de mim. Perguntou se era do meu interesse ficar com ela, e obviamente eu disse que sim. Ela tinha uma aparencia estranha, o bico maior que o tamanho normal e uns caroços ao redor dos olhos, pensei ser algum defeito de nascença, mas não seria isso que me faria desistir dela…

Algumas semanas depois percebí que alguns dos outros passarinhos estava com umas manchinhas e uns cascões nos pés, aquilo me deixou preocupada, já há alguns anos eu criava aqueles passarinhos e nunca tinha visto nada parecido. Comecei a pesquisar e logo veio o diagnóstico: sarna! Imaginei que os passarinhos tinham sarna, mas na minha ingenuidade, eu pensava que a sarna neles fazia cair as penas e formava feridas na pele, até que descobrí que nos passarinhos a sarna faz crescer o bico de forma desordenada, nascer uns cascões em volta dos olhos e bico, e nos pés também, e o pior que pode levar o passarinho a cegueira e até a morte… 😦

Mais que depressa procurei saber como que curava aquilo e tomei conhecimento de uma pomada veterinária chamada DOLEMIL (R$ 9,00). Um santo remedio! Em poucas semanas aquela femea amarela feiosa que eu havia ganho, já estava com a carinha com bem menos cascões e os pés já totalmente limpos, já não se coçava tanto e dormia mais tranquila, os outros que haviam sido contaminados já estavam praticamente curados. Não posso negar o trabalho que deu, e ainda da, pra cuidar deles, já que temos que pegar um a um pra passar a pomada nas areas afetadas, imagina só fazer todo esse processo com 21 passarinhos… mas o resultado compensa o esforço, nada mais agradável do que vê-los saudáveis e felizes.

Fica aqui a dica da pomada, seque abaixo uma foto da mesma, com a minha garota propaganda mais linda de todas: Kotoko, uma periquitinha linda de apenas seis meses de vida, filha de Jannah e Hashid 🙂

P7160028

P7160027

29 Respostas para “:: Sarna em periquitos ::

  1. ganhei um casal ontem, e nunca criei , mais estou fazendo o maximo pra entender…Percebi que um esta com uns carocinhos nos olhos , alguem pode me ajudar. Gostaria de saberr tb se da pra saber se é macho ou femea!! Agradeçoo muitooo

  2. Eu tenho 5 periquitos a mais ou menos um ano, dois deles cruzaram e nasceu um outro, só que tenho percebendo que o bico dele, tem um caroçinho meio que entrando no no bico dele, vc sabe oq pode ser?

  3. obrigada a todos vou comprar a pomada dolemil sera que eo nariz do meu periquito volta ao normal me ajudem se corta ele vai sentir dor?…

  4. OLA, MEU NOME É MARA E TENHO UM CASAL DE PERIQUITOS A SEIS MESES. JA CRIEI UM AMOR POR ELES E AGORA ELA ESTÁ COM ESSA COISA BRANCA NO BICO E AINDA POR CIMA O BICO CRESCE MUITO. HJ EU CORTEI A PONTINHA E LIXEI DOS LADOS. FIQUEI TÃO TENSA E SEM SABER SE ESTAVA CERTA. O PROBLEMA É QUE COLOQUEI O OSSO DE SIBA E ELES NEM LIGARAM. POR FAVOR, ME DIGA COMO AGIR, TENHO DUVIDAS TBM SOBRE O NINHO. COLOQUEI UM DE MADEIRA, UM FECHADO E TENHO ACHADO FEZES LA DENTRO, ACREDITO QUE ELES ENTRAM LA. POR FAVOR ME AJUDE. OBRIGADA

    • Bom, eu tenho uma que o bico dela cresce direto e o que eu faço é aparar a ponta sempre que tá grande demais e até agora ela tá vivendo normal, quando a essa coisa branca que aparece no bico, eu consigo tirar com a pomada “Dolemil”, todo dia pego um contonete, boto a pomada nele e passo no local onde tá a casca branca…

      E sobre o ninho, bom, eu não sei a forma certa de fazer, mas pelo menos com os meus eu sempre dou uma limpada no ninho, eu não costumo mexer quando ela tá chocando, porque tenho medo de ela rejeitar o ninho, mas depois que os filhotes nascem eu tiro eles todo dia e limpo a casinha e até agora não tive problemas não…

  5. Olá menha irmã tem 3 periquitos e estão com essas lesões no bico. Levamos ao veterinário e ele disse que era pela idade avançada deles. é possivel? Estou com a leve impressão que ele mentiu. Obrigado.

  6. Tenho treze periquitos,e fiquei desesperado quando apareceu esta sarna horrivel, venho pesquisando a meses e agora surgiu esta esperança muito obrigado por vç existir e compartilhar esta cura conosco criadores e admiradores dos passaros.Hoje mesmo fui até uma loja especializada mais a dona ñ me deu esperanças então agora me animei de verdade, ñ sossego ate encontrar essa tal pomada, valeuuuu!

  7. Oi Nadir;

    Minha filha ganhou um casal de periquitos há 7 anos, há mais ou menos 01 ano venho cortando o bico da fêmea 01 vez por mês, santa ignorância…nunca imaginei que fosse sarna, achei que fosse velhice.Resolvi procurar por acaso, pois eles começaram a se coçar.
    VOU PASSAR A POMADA QUE VC RECOMENDOU…
    Por acaso algum periquito ficou com a barriga inchada? porque além do bico ela também esta com a barriga inchada e amolecida.
    Obrigado pelas informações..
    Hortênsia.

    ,

  8. Olá, tenho um cardeal do sul, e ele está com uns ‘bolões’ brancos nos pés e pernas, me disseram que é sarna, comprei sarnicida(cantolindo), passei no local afetado durante 3 dias e meios consecutivos, queria saber quanto tempo vai levar para desaparecer essas sarnas ou pelo menos minimizar, e se esse sarnicida é mesmo um curador de sarnas ou doenças parecidas com essa.
    Obrigado!

  9. A pomada Dolemil pode ser comprada pela internet por R$ 12,00 neste site: http://www.terradospassaros.com/loja/busca.asp?p=dolemil&tabela=produtos&x=0&y=0

  10. Minha filha acabou de encontrar um periquito na rua aqui de casa, trouxe ele com uma toalhinha. Quando coloquei na gaiola junto com a minha Quiqui vi o biquinho e os olhos com esses cascôes me apavorei, minha unica certeza é que não é normal. Vim direto pesquisar, e te encontrei já estou indo buscar a pomada. OBRIGADO!

  11. Bom dia!
    meu periquito está com muita coceira, e umas crostas em olhos bico e patas.. um visinho me disse que se eu passasse iodo, ele melhoraria..
    ja ha dois dias que eu estou passando.. agora entrei em panico ao ler o rotulo do remedio que ele me deu, pois vi que pode causar intoxicação.. gostaria de saber se estou prejudicando meu filho de alguma maneira, pois ficarei frustrada em saber q ao invés de curá-lo estarei prejudicando ainda mais.. o nome da medicação que eu estou passando é povidine alcolico, ele contem 10% iodopolividona (1% iodo ativo). hj mesmo vou providenciar a pomada, mas por favor nao deixe de me responder!!!

    anciosamente, Carina.

  12. Olaaa!

    Eu também sou amante de aves..
    e tenho um periquito q eh a razao do meu viver..
    so q ele esta com sarna.. qse certeza pelos relatos q li e fotos q pesquisei..
    eu queria saber aonde eu posso comprar essa pomada? e se so tem esse medicação q possa ajuda-lo.

    brigadaa!!

    ps se possivel encaminhe a resposta para o meu email!

    • Olá Carin…

      A pomada é suficiente pra resolver o problema, uma semana colocando todos os dias e você vai ver como vai dar uma melhorada considerável.
      Você pode encontrá-la em qualquer casa especializada em animais…

  13. fatima gioia horta

    ..Realmente o produto é excelente. Comecei a usá-lo ontem e hj acreditem 90% de resposta ao tratamewnto.Chuca está lindo! Vai poder voltar pra sua esposa …rs

  14. depois que inicia-se a aplicação do dolemil, coisa que já comecei, o bico do passarinho volta ao normal sozinho?

    até mais

    • Olá Jorge,

      Olha, eu tenho uma fêmea que está com esse problema no bico e no caso dela o bico não voltou ao normal não, a ponta envergada dele começou a ficar fraca e daí eu dei um jeito de quebrar, não sei se esse seria o procedimento correto, mas foi o jeito, poruqe estava quase encostando na garganta dela… Já a sarna que fica nos pés, olhos e ao redor do bico, vai caindo por ela mesma a medida que a pomada é colocada.

  15. olá. eu ganhei uma periquita toda branca com uns cascoens nas pernas e envolta dos olhos ainda nao afeto o bico!
    Tenhu certeza que é sarna e ja comprei a dolemil mas eu queria saber se posso colocar a pomada envolta dos olhos da minha kotoka(nome da periquita)? E em quanto tempo eu ja posso ver sinal de cura nela? eu tbm colokei na agua biogold um complexo de vitaminas =D
    Desde ja agradesço =D

    • A Perfeccionista

      Oi Jhonatan,

      Olha, você colocando duas vezes ao dia, na primeira semana já vê uma melhora bem significativa. Dependendo de como a sarna esteja, em um mês eu acho que teu bichinho já estará completamente curado. Um dos meus estava com os olhos todos tomados de sarna, a ponto de não poder nem abrir um deles, e em pouco mais de dois meses ela já estava toda limpinha, quem vê ela hoje não acredita que ela estava impregnada de sarna. Eu colocava nos olhos dela, mas tem que ter cuidado pra não pegar na parte interna dos olhos né, que deve arder e incomodar muito. Uma sugestão é passar com um contonete, se ela for meio brava e não der pra pega-la sem levar umas bicadas, tenta segura-la com um pedaço de pano e deixa-la imovel, assim fica mais fácil pra passar perto dos olhos.

      Boa sorte tá!

  16. Já mandei por e-mail 🙂

Deixe um comentário

