:: Sexta-feira 13: Ui! ::

Hoje é sexta-feira 13, considerados por muitos um dia de azar. Que tal acrescentarmos um pouco aos nossos conhecimentos e saber como tudo isso começou?! Vamos lá!

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

Anúncios

2 Respostas para “:: Sexta-feira 13: Ui! ::

  1. Hoje comentava c/ minha mammy, o qto os gatos sofriam nas mãos humanas antigamente. Se fosse preto?? Coitado , então!! Em um livro sobre “CATS”, vi figuras de como eram mortos. Que horror!!
    Nas sextas-feiras 13, era uma verdadeira carnificina com os gatinhos. Santa ignorância!!! E ainda me queixou do mundo atual!!

  2. hahaha de onde vc tira isso tudo ….vc fez um estudo profundo

    mas para mim sexta é um dia particularmente favorável … por isso é meu dia de sorte.

    então hoje decidi fala ja nem se quanto tempo acompanho seu blog ..o que me chamou atenção foi os surtos do falecido
    vc foi a primeira pessoa que falava do outro lado de ser casada com um estrangeiro .quando so veja pessoas falando tudo cor de rosa .vc descreve que de cor de rosa não tem nada e faz isso de maneiro natural inteligente e divertida
    a situação que mas me fez ri foi a do assaltante na casa eu ria tanto com seu relato que meu filho pensou que estava passado mal …. e o que me deixo triste foi o do desmaio de sua mãe mas vc escreveu de forma suave que deixo tudo confortavel de se ler . e assim aprendi e ver que as coisa não são como nos queremos e que temos de ter uma boa dose de realidade.agradeço vc por isso por dividi com nos suas experiência. não sou uma leitora que gota de fala prefiro ser uma leitora silenciosa mas as vezes baixa um santo em mim . e aqui estou eu falando pelos cotovelos .gosto da forma como escreve ,qualquer coisa fica ótima ,até um simples relato de uma sexta feira 13

    me despeço aqui
    beijo no seu coração

    Ilka do rio de janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s