:: Yanni ::

Esse aqui vai especialmente para os amantes da música clássica. Para aqueles que gostam de Beethoven e afins, com certeza já ouviram falar alguma vez na vida em um sujeito chamado Yanni. Músico, tecladista e compositor, ele faz dos teclados seu “passa tempo” e encanta multidões. Vou falar, digo, escrever uma verdade: em uma época dessa em que vivemos, onde grande parte das músicas veiculadas pela midia não passam de uma poluição sonora sem fim, um trabalho desses como o de Yanni é um oásis no deserto. Quero compartilhar dois vídeos com vocês, mas antes disso, que tal conhecermos um pouco da historia dessa figura tão cheia de talentos?! Vamos lá!!

Os pais de Yanni Chrysomallis eram artistas e fãs de música clássica. Filho de uma cantora e de um violonista, Yanni cresceu ouvindo Beethoven, Mozart, Chopin, Stravinsky e outros grandes nomes eruditos. Estas acabaram se tornando as maiores influências de sua carreira como tecladista e compositor de um estilo que ele prefere chamar de instrumental contemporânea.

Apesar de sempre ter sido um amante de música, Yanni passou a infância e adolescência dedicando-se à natação, e aos 14 anos já havia batido recordes na Grécia como nadador.

Aos 18 anos, mudou-se para os Estados Unidos, onde cursou psicologia na Universidade de Minnesota por três anos e meio. No entanto, ao terminar a faculdade, decidiu abandonar a carreira de psicólogo antes mesmo de iniciá-la, resolvendo dedicar-se apenas à música. Aos 21 anos, Yanni aprendeu a tocar teclado sozinho e passou a fazer parte de uma banda de rock local intitulada Chameleon.

Alguns anos depois, decidiu mudar-se para Los Angeles com o baterista Charlie Adams, que conhecera na época do Chameleon, e começou a gravar suas próprias composições pelo selo Private Music. Em 1986 lançou seu primeiro álbum, Keys To Imagination. O álbum trouxe a Yanni um impressionante séquito de fãs.

A partir daí, não demorou muito para o tecladista estabelecer-se como um conceituado músico de estúdio, compositor de jingles e produtor. Pouco tempo depois, Yanni tornou-se um dos artistas mais vendidos do selo Private Music.

Considerado um dos nomes de maior destaque no segmento instrumental, a fama de Yanni aumentou a partir de seu relacionamento com a atriz americana Linda Evans, no início da década de 1990. Por ser muito popular nos Estados Unidos na época, Evans foi a maior responsável pelo grande interesse da mídia pelo tecladista. Eles tiveram um relacionamento de amor que durou nove anos.

Por ser autodidata, Yanni não sabe ler ou escrever músicas do modo tradicional. Ao invés disso, inventou uma maneira própria de compor ainda na infância e continua criando suas músicas usando a mesma técnica até hoje, depois de quase vinte anos de carreira e mais de vinte e dois discos. Sua sonoridade é ao mesmo tempo acessível e elaborada, sempre unindo o pop e a música clássica. As composições de Yanni também ficaram famosas nos Estados Unidos após terem sido usadas em programas de televisão e na abertura dos Jogos Olímpicos.

Anúncios

8 Respostas para “:: Yanni ::

  1. Ganhei um dvd do yanni e me apaixonei ele é simplesmente magnífico sabe combinar os instrumentos transmitindo uma sonoridade que nos leva a viajar através de suas notas perfeitas. A música de yanni é divina ele é d+ . Sou apaixonada por este músico .

    • Nadir Araújo

      Oi Rosani,

      Ah como fico feliz em ver novas pessoas por aqui… Seja muito bem vinda, viu?! 🙂

    • Não fique triste mas existem muitas informações aqui que não estão corretas, como o Yanni aprender a tocar piano aos 21 anos.
      Pesquise mais, vocês vai ver que estou correto.
      Sua intenção é muito boa!!!

  2. Halima Umm Hisham

    Ja fui fa incondicional deste musico, tive toda a colecao de CDs e passava o dia todo ouvindo no volume maximo do cdplayer em casa.
    Sempre tive vontade de conhecer a Grecia, mas no dia que conheci seu trabalho assistindo ao DVD “Live at Achropolis” aos 14 anos, decididamente prometi a mim mesma que conheceria.
    Aos 16 anos realizei meu sonho de crianca e a trilha sonora de toda a viagem foram as musicas do Yanni.
    Hoje estou completamente desatualizada sobre seu trabalho…

    • A Perfeccionista

      Eu conhecí o trabalho dele atraves de um amigo meu (André Pasquetti) e simplesmente me apaixonei.

  3. Sou admiradora declarada desse músico. Acho maravilhoso ele viajar pelo mundo afora, inserindo na música clássica os mais diversos instrumentos. Muitos desses conhecidos apenas de imagens muito raras, mas que acompanham e valorizam divinamente com seus sons todo um aparato orquestral. Chega a ser comovente pensar que um músico como Yanni, que não teve uma formação erudita, tem esta percepção nascida na alma. Ao mesmo tempo em que sabe valorizar a musicalidade natural de todos os povos.
    Parabéns pelo post!!
    bjs

    • A Perfeccionista

      Isso é o que mais impressiona nele, ele nao precisou de teorias para dar um show na prática, daí a gente percebe que quem tem o dom, tem e ponto final.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s