:: Os melhores amigos ::

Segundo Aurélio, amizade é um sentimento fiel de afeição. No mesmo Aurelio, eu encontro que fiel é aquilo que não falha. Tudo isso me leva a uma única e triste conclusão: posso contar meus amigos nos dedos de uma só mão! Ah e por favor, não vamos falar em amigos verdadeiros ou não, se amizade é um sentimento de afeição que não falha, não da pra ser meio termo, ou é amigo ou não é, se não é amigo, então é colega ou quem sabe um inimigo embutido (essa é a pior das hipóteses) 

Antigamente eu acreditava que todo mundo que se aproximava do meu convivio era meu amigo, acreditava com tanta seriedade que fazia de tudo pelo bem estar dos mesmos, seria capaz de esquecer até de mim mesma, tudo para ver o “amigo” feliz, mas assim como a gente um dia deixa de ser criança e percebe que papai Noel não desce de chaminé nenhuma trazendo presentes pra ninguém e que o boi da cara preta só existe nas cantigas de ninar, percebemos que alguns “amigos” só são amigos quando de alguma forma podemos oferecê-los uma sombra debaixo desse sol. Cruel não é não?! Da até pra  sentir como se sentiria um copo descartável, depois de ter sido usado por alguém que não tinha onde colocar a água para saciar sua sede… ainda bem que existe a reciclagem, para a felicidade de alguns copos descartáveis! Por outro lado há aqueles que vão parar no lixo esquecido, iguaizinhos a certas amizades que supostamente para nada mais servem…

Desculpem minha sinceridade, mas hoje em dia custa-me acreditar nos “amigos”, e até posso acreditar, quando tenho certeza de que eles são plenamente capazes de viver extremamente bem sem a minha ajuda, mas ainda assim fazem questão da minha presença em suas vidas, me ligam de vez em quando só pra jogar conversa fora e saber o que ando fazendo da minhavida, mesmo sabendo que isso em nada acrescenta às suas. Nesse caso da até pra achar que essas pessoas tem por mim um sentimento fiel de afeição… mas ainda assim prefiro não confiar tanto, um dia essas pessoas podem mudar, como muitas já mudaram…

Parece que me tornei em uma pessoa desconfiada, feio não é?! Mas como eu deveria então reagir a investimentos faraônicos em amizades que viraram lixo, assim que, de uma forma ou outra, não pude mais ser útil a elas?! Implorar uma recíproca e continuar acreditando em papai Noel?! Isso não me parece uma boa escolha. Não, não quero ser o centro das atenções dos meus amigos. A vida é corrida, as vezes parece que a terra aumentou a velocidade da sua rotação e as nossas atividades passaram a procriar de forma descontrolada, sei na pele o que é não ter tempo para demonstrar aos meus amigos que o meu afeto por eles é fiel, mas tem afeto mais infiel do que um “amigo” passar um tempo sem dar ou procurar noticias e quando finalmente ele resolve aparecer, você escuta algo do tipo: “Estou precisando de ajuda…” ?! Ou então, o “amigo” jurar de pés juntinhos que mal tem tempo de respirar e por um acaso, você percebe que na verdade, ele ou ela está com tempo de sobra, e o fato é que não precisa agora de você?! Mais uma vez me desculpem, mas meus melhores amigos, no mais essencial sentido da palavra,  ainda são meus bichinhos de estimação…

12 Respostas para “:: Os melhores amigos ::

  1. Acho que todo mundo passou por isso um dia..infelizmente..Hoje,como vc disse,posso contar meus amigos nos dedos de uma só mão..e n meu caso sobram dedos ainda..rsss

  2. Oi Nadir…

    Sabemos bem o que e isso..Isso doi muito principalmente qdo vc esta longe da sua terra e ve em um brasileiro como voce o seu melhor amigo…ai vc acha que essa mamizade nunca tera fim…Opssss Ai vc acorda e cai da cama e ve que qdo vc nao e util mais esse seu melhor amigo some e so aparece qdo precisa.

  3. Parei a muito tempo de dar essa honra de chamar alguém de “amigo(a)”… tenho contatos, conhecidos ou colegas. Já ouvi uma pessoa me dizendo sobre outra:
    -Mas ele não era tão seu amigo?!
    Respondi:
    -É…também pensei! Hoje sei que eu fui amiga…mas eu não tive “um amigo”.
    Essa foi minha resposta, que calou a boca da dita pessoa. No entanto, sei que o mundo precisa sim, de pessoas tolas, otárias, babacas, sinceras e verdadeiras como só os bons amigos sabem ser. Pois se o mundo se visse as voltas somente de egoístas, interesseiros e falsos, sequer existiria mais…
    Hoje aprendi a ser mais seletiva p/ me proteger. Mas se tivesse realmente “dúzias de amigos”, não seria menos amável ou sincera.
    Sou feliz assim como sou…ñ vendo minha amizade ou compro a de ninguém. Isto é um tesouro raro e sem preço acessível.

  4. Eu tambem tive decepções com ‘amigos’ do peito!

    Certa vez li o seguinte: “O seu melhor amigo pode ser o seu pior inimigo amanhã”
    E têm coisas desse tipo: o amigo te conta que deixou a mulher e isso e aquilo; vc muito solidário diz, ah, afinal ela não era grande coisa mesmo; te botava chifre! dali uma semana o amigo reata com a mulher e vc ganha um inimigo!

    Tenho sempre um pé atras com os amigos, sejam eles íntimos ou não…

    • A Perfeccionista

      Isso é verdade! As pessoas mudam demais e não da pra confiar 100%, agora isso é terrível, porque não há nada melhor do que uma boa amizade, ter alguém em quem podemos confiar, mas infelizmente chegamos a esse ponto de não poder mais confiar nas pessoas, é por isso que eu vivo dizendo que os melhores amigos ainda são nossos bichinhos de estimação, é obvio que um animal nunca vai suprir a falta que um ser humano faz, mas à forma deles (dos animais) a amizade consegue chegar bem mais próximo ao seu real sentido…

  5. OIeeee Nadir tipo eu tambem tenho amigos que no maximo cabe em uma mao e olhe la ainda, mas sabe… mil vezes ter poucos amigos amigos mesmos do que ficar se iludindo com um monte de pessoas se fingindo de amigos. Eu nao pego mal nem nada eu acho que o mundo é assim a base da troca e nao adianta, nao é conformismo é a realidade, hoje tudo que se da se espera receber de volta, se voce faz um favor a alguem vai querer que ela te faça o mesmo quando precisar.
    Mas, depois de tantas decepções com essa historia de pensar que se tem um amigo e quando vai ver nao é nada disso, me fez aprender a nao esperar nada ne ninguem, porque nosso maior erro é esse as vezes idealizamos algo que a outra pessoa nao pode nem ao menos oferecer, mas é aquela historia “decepção nao mata, ensina a viver “.
    Embora poucos eu acho fundamental ter amigos, pessoas com as quais podemos contar seja la qual as adversidades e momentos bons da vida =]

    bjuuuu
    fica com DEUS =]

    • A Perfeccionista

      Pois é, mas de qualquer forma, vale o conselho: é sempre bom ser seletivo na confiança aos amigos 😯

  6. Oi Nadir, é a primeira vez que comento no blog apesar de acompanhar a algum tempo.
    Concordo com vc, hoje em dia eu reconheço que perdi a crença em amigos sinceros, até pq atualmente as pessoas ainda nem se conhecem e já se chamam por amigas(os) :O. Acabei chegando a mesma conclusão que vc, de que os melhores amigos são mesmo os animais.
    Tchau.

    • A Perfeccionista

      Oi Jessica!

      Fico tão feliz a cada vez que encontro pessoas novas por aqui, que você nem imagina! 😉
      Sabe, eu não cheguei a perder a crença em amizade sincera, meu grande problema é demorar a dar a minha confiança as pessoas, e mesmo assim, quando eu confio, ainda assim é desconfiando, não deveria ser assim, mas depois de tantas decepções, essa foi a forma que encontrei para me defender 😦

Deixe um comentário

