:: O respeito no vestir ::

Eu nunca tive grandes problemas com o modo de vestir egípcio, sou evangélica e a denominação a qual eu faço parte é bem cuidadosa em relação a roupa, apesar disso tive lá meus dias de stress provenientes de uma aculturação meio sem preparo prévio, depois faço um post mais específico desses momentos, mas no final tudo deu certo, e acabei até revendo muitos dos meus conceitos, claro que pra isso tive que renunciar muito da minha mente ocidental…

Pra quem não está acostumado com o mundo árabe, é um choque ver as mulheres tão cobertas, principalmente aquelas que usam uma vestimenta chamada niqab, que deixa apenas os olhos de fora. Pra ser sincera, eu ainda não assimilei muito bem o sentido dessa vestimenta, por mais explicações teóricas e práticas que eu tenha tido. A irmã do falecido é muçulmana daquelas bem fervorosas e nas épocas em que eu estava lá no Egitão ela tinha planos de passar a ser usuária do niqab, mesmo que essa atitude não fosse muito bem aprovada pelo marido dela e até pelo falecido também. Ela dizia que aquilo era por dedicação a Deus, era anular-se completamente para o mundo exterior… Bom, religião não se discute, apenas respeita-se. As pessoas são, ou pelo menos deveriam ser, livres para seguirem o que lhes parece melhor, mas do meu ponto de vista, eu não preciso me anular como membro de uma sociedade, esconder a minha identidade, para que assim eu possa estar mais próxima a Deus, mas enfim, se isso faz certas pessoas mais felizes, então que seja…

Niqab a parte, o fato é que a grande maioria das mulheres egípcias vestem-se de uma forma muito diferente do que estamos acostumados a ver na maioria aqui no Brasil. Para nós mulheres isso causa um choque inicial e para os homens um comportamento bem diferente do que eles tem com as mulheres brasileiras. Esses dias eu estava conversando com um colega virtual que passou um tempo em um país árabe, e eu achei bem interessante a forma como ele via as mulheres do tal país. Ele disse que a princípio foi estranho ver as mulheres tão vestidas, ainda mais ele, que aqui no Brasil mora em uma cidade litoranea e está acostumado a ver as mulheres vestidas com o mínimo de roupa possível, o mais interessante foi ele dizer que com o tempo ficou mais habituado a ver as mulheres daquela forma e passou a ter por elas, um respeito que ele não conseguia ter com as mulheres brasileiras. Segundo ele, a mulher árabe impõe respeito, realidade bem diferente nas mulheres brasileiras.

Fica aqui a observação para quem jura que os homens adoram a mulherada que vive exibindo o que na verdade deveria ser preservado, enquanto “achamos” que estamos abafando, eles nos olham como algo descartável, sem merecimento de repeito algum. Bonito para “nós”, não é mesmo?! Que possamos acordar pra vida e seguir os bons costumes do mundo oriental, da pra ser mulher, elegante, bonita, interessante e desejada, sem que pra isso tenhamos que perder o respeito proprio. Pensemos nisso com seriedade…

6 Respostas para “:: O respeito no vestir ::

  1. Respeito, a gente tem que ter por qualquer pessoa… não importa se ela se veste bem ou mal, coberta ou quase pelada. Se a pessoa não se respeita, não justifica a gente não respeitar. Seria a mesma coisa que roubar uma pessoa porque ela não tem cuidado com seus pertences!

    Homem que respeita só a mulher que convém, é um duas caras, na boa! Esse homem que demonstra respeitar a toda “recatadinha”, a que se veste mais coberta, é o tipo que mais procura as “espevitadas”, as ” assanhadas”, para se divertirem. Aí eu pergunto: onde está o respeito? Aí, pra mim, já é hipocrisia.

    Homem que não curte mulher assim, mas fica com esse tipo, só pra “usar”, é pior que aquela ” espevitada”… Homem que é homem não faz isso com mulher nenhuma! É muito fácil as mulheres ficarem julgando umas as outras. Tudo para serem aceitas pelos homens!

    Eu não sou do tipo que ando sempre quase pelada, mas de vez em quando, uso um decote generoso, um shortinho em dia de calor, mas eu tenho bons modos e imponho respeito. Já fiz muito engraçadinho passar vergonha quando quis “tirar casquinha”!
    Uma mulher pode ser vulgar, mesmo se vestindo de maneira elegante ou mais austera.
    E acho que há roupas adequadas para cada tipo de lugar e ocasião.
    Respeito 100% a decisão da mulher que gosta de se vestir de maneira mais reservada… o importante é se sentir bem e usar as roupas que gosta, não as que a sociedade impõe, ou o que acham “cool”…

    Um abraço

  2. Vim pra dizer uns versinhos…rsrsr
    O tempo

    A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
    Quando se vê, já são seis horas!
    Quando de vê, já é sexta-feira!
    Quando se vê, já é natal…
    Quando se vê, já terminou o ano…
    Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
    Quando se vê passaram 50 anos!
    Agora é tarde demais para ser reprovado…
    Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
    Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
    Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
    E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
    Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
    A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
    Mário Quintana
    Então aproveita o tempo do teu Ano Novo.
    Guia teus passos pela justiça.
    Te mantém próximo o que é te é caro e seja feliz.
    Feliz Ano Novo.
    Olívia

  3. Recato nos modos e vestuário, são sinônimo de elegancia. É só dar uma olhada na vida das mais peladas do Brasil. Estão com alguém sério? Se estão, dura qto tempo?
    Olhando de NV, as que arranjaram relacionamento firme, mudaram até seu modo de vestir. Alguém já percebeu isto?
    Salvo raros casos, em q retornam a versão totalmente “nude” por questões financeiras ou p/ ser resgatada do esquecimento.
    Outras se expuseram tanto, q passam a serem cobradas p/ nunca mudarem. E lá se vai o puxa daqui, espicha dali, esconde isso aqui…Ou tornam-se templo do Botox e afins.
    Não encarando bem o passar do tempo e seus efeitos, somem da vista de todos. Afinal, só sentiam-se valorizados pela embalagem e agora não tem mais nada a oferecer.

    • A Perfeccionista

      Essa é a pior parte né, a beleza física com o tempo se acaba, e aí… como que ficam as mulheres que são valorizadas apenas pelo que o corpo tem de harmonico para oferecer?!

  4. Bem verdade… Tbm pensava que para ser bonita precisava mostrar curvas e decotes. Revi meus conceitos,e para mim hoje a mulher inteligente sabe valorizar o que tem de bonito sendo discreta e não vulgar. E o melhor é que vc acaba atraindo outros tipos de homens, um tipo bem melhor eu diria. Mulheres brasileiras, as mais lindas do mundo! Se o bom senso virar moda, ai sim não vai ter para mais ninguém.
    Abraço.

    • A Perfeccionista

      Infelizmente a mulherada parece que não percebe que quanto mais corpo está de fora, menos respeito elas terão dos homens, e não só dos homens não, da sociedade em geral…

Deixe um comentário

