:: Muito prazer! Sou perfeccionista ::

Segundo o dicionario, perfeccionismo é a tendencia, patológica, em buscar exageradamente a perfeição. Seria até legal, se não fosse a questão patológica da coisa. Tudo feito de forma exagerada faz mal, e excesso de organização também está encaixado nisso, quer sentir isso na prática?! Conviva com um perfeccionista que você vai perceber, e pode acreditar em mim, há situações que nem ele mesmo se atura. Experiencia própria!

Não sei qual é o meu grau patológico de perfeccionismo, mas conviver comigo não é tarefa fácil, pergunta a minha mãe e ao falecido… minha mãe ainda sofre e o falecido sofreu uma boa quota também, e para o nosso desespero, temos comportamentos totalmente opostos, o que dificultou, e dificulta ainda mais a convivencia em plena harmonia. Minha mãe deu o grito de independencia ou morte em materia de banheiro, ela já não aguentava mais as minhas constantes reclamações. Motivo?! Se os cosméticos e afins não estiverem geometricamente alinhados, com os rótulos em minha direção e organizados do maior ao menor, eu não consigo ficar em paz. Odeio balcão de banheiro cheio de flu-flu e cremes espanhados, a saboneteira e um (1) enfeite do lado direito já é mais que suficiente. Então, era meio estressante, porque eu arrumava do meu jeito, minha mãe ía e arrumava do jeito dela, quando eu entrava no banheiro que via aquilo, beirava uma síncope… Não suporto a saboneteira aberta e o sabonete nadando em água, aquele restinho de sabonete antido na beirada da saboneteira me faz ter nauseas, e a porta do box aberta é motivo pra uma crise… quanto estresse! Até que em meio a uma reforma, ela me deu de presente um banheiro novinho… quanta alegria! Cada um no seu quadrado! Mas eu casei né, e era meio complicado exigir que o marido tivesse o banheiro dele e eu tivesse o meu, ainda mais assim no inicio do casamento, o jeito foi pedir a Deus que o falecido fosse organizado, mas essa oração nunca chegou aos ouvidos celestiais, e no pouco tempo de vida de casada, tive altas dores de cabeça com toalhas jogadas no box, roupa suja estendida no chão, banheiro molhado, cremes de barbear jogado na pia, respingos de pasta de dente no espelho… um caos!

Ah! E o quarto?!… A cama nunca estava forrada da forma que eu gosto (toda esticadinha), tinha uma gaveta enorme pra guardar os travesseiros, mas o falecido fazia questão de deixa-los em exposição na cama por toda a vida. Na casa tem uma area de serviço onde os sapatos devem ser colocados, mas ele fazia questão de deixar tudo jogado, alí mesmo no quarto. Ele amava chá, desconfio que mais do que a mim (se é que algum dia ele me amou…), e tomava varios e varios ao longo do dia. Aqui tambem tem uma cozinha com uma pia sabe, mas a xícara, depois de usada, ficava em algum lugar do quarto… Não! Quando eu inventar de casar novamente, tenho que fazer um teste de organização com o pretendente, porque outra temporada dessa eu não aguento!

Ser perfeccionista não é nada bom, principalmente quando tem a ver com a area profissional, onde somos obrigados a conviver com pessoas dos mais diferentes tipos de organização. Trabalho em uma escola pública e lá ainda é usado aquele sistema de diario de classe, ainda bem que a coordenadora do meu curso me deu total autonomia com o meu diario, caso contrario, teria sido bem tenso usá-lo da maneira que estava, a falta de estética era gritante e aquilo me incomodava ao extremo. O que eu fiz?! Refiz todo o diario (no computador claro) e ainda coloquei foto de todos os alunos. Pra que isso?! Faz parte de outro detalhe perfeccionista: tento tratar os alunos como individuos, ou seja, único e inconfundivel. Gosto de chamar cada um por nome e se tiver um tempinho livre, até mandar uma mensagem no dia do aniversario, e ter a foto deles no diario facilitaria o processo de memorização… Claro que ninguem acreditava naquilo, e nem eu mesma em sã consciencia, mas aquele diario desorganizado me fazia sentir mal…

Trabalhei também em um laboratorio de informática e era mania organizar cadeira por cadeira toda vez que eu chegava, não importando se daqui a pouco os alunos chegassem e desfizessem tudo, o bom é que eles já conheciam esse meu lado perfeccionista e ao término da aula muitos deles deixavam tudo da forma que encontraram, e tinha até um aluno que tinha o costume de depois sair conferindo se tudo estava organizado. Que bom saber que alguem estava cooperando!

Ah! E nas minhas épocas de máquina de datilografia?! Eu costumava escrever muita carta para amigos e lembro que aquilo me dava um trabalho danado porque ao perceber que a frase estava chegando as margens da folha, eu ía fazer as contas pra ver se a palavra caberia no alinhamento correto, que stress! Ainda bem que hoje o computador faz isso por sí só…

É bom ser organizada, faz bem ao ambiente, mas o perfeccionismo não é nada agradável. Já houve dias que não consegui dormir porque determinada coisa não estava organizada como eu achava que deveria estar, e lá ía eu arrumar. Já fui bem pior, aos poucos estou tentando me policiar, mas ainda tenho algumas manias…

1- No meu chaveiro as chaves tem que estar arrumadas da maior pra menor e com os “dentinhos” todos voltados pra um lado só…
2- Os livros na estante são arrumados por temas e sempre do maior para o menor
3- As roupas são guardadas levando em consideração o tipo e a cor
4- As calcinhas são dobradas e arrumadas conforme as cores, a mesma regra se aplica as meias
5- As bolsas são guardadas enfileiradas
6- Cosmeticos no banheiro sempre estão dos maiores para os menores e com os rótulos virados pra frente
7- Tampa da bacia, saboneteira e porta do box religiosamente fechados
8- Na cozinha as pilhas de panelas são guardadas enfileiradas e com os cabos pro lado direito
9- Quando o notebook não está em uso, ele tem que estar fechado e no centro da mesa
10- Os controles remoto da TV, DVD e receptor devem estar alinhados do maior para o menor e meio inclinados

Tá bom, vou parar por aqui antes que vocês me deem o atestado de loucura. Tenho que reconhecer que essas dez coisas e tantas outras que tenho o hábito de conservar, são puras besteiras e que as vezes complicam a vida, mas juro… já tentei não dar importancia a isso e simplesmente não consigo… 😦

Lembra da historia das chaves?! Aqui estão, da maior pra a menor e com os dentinhos pra um lado só...

13 Respostas para “:: Muito prazer! Sou perfeccionista ::

  1.             DIARIO DE UMA                
             PERFECCIONISTA             

    Não sei qual é o meu grau patológico de perfeccionismo, mas conviver comigo não é  muito agradável a não ser que o companheiro tenha os mesmos hábitos , pergunta a minha mãe e ao ex marido… minha mãe ainda sofre e o ex sofreu um bom período  também,  mas de todos acho que eu foi quem mais sofri,e para o nosso desespero, temos comportamentos totalmente diferentes o que dificultou, e dificulta ainda mais a convivencia em plena harmonia. Minha mãe ? ela já não mais me suportava ,Motivo?! Se os cosméticos e compras do mercado nao estivesem geometricamente alinhados, com os rótulos em minha direção e organizados do maior ao menor, eu não conseguia  ficar em paz. Odeio balcão de banheiro cheio de enfeites bregas folhinhas de calendarios passados espalhados pelas paredes manchas de dedo ou de qualquer coisa na pintura da casa,e cremes espalhados Então? era o motivo para uma guerra porque eu arrumava do meu jeito, minha mãe ía lá e bagunçava tudo quando eu entrava no banheiro que via aquilo,tinha um ataque de choro, crises que ela não entendia dizia que era frescura, chatisse, mas a organização exagerada nada mais e que uma doença ? talvez,mas estava determinada a ficar com essa doenca para o resto da minha vida, motivo?não suporto a saboneteira aberta e o sabonete nadando em água, aquele restinho de sabonete  na beirada da saboneteira me faz ter crises nervosas e a porta do box aberta é motivo pra mais uma crise… quanto estresse… Mas enfim eu me  casei e achando que ia me livrar do problema arrumei um problemao  e pior conviver com uma pessoa que não sabe do seu problema, e era meio complicado exigir que o marido mantesse a casa e  banheiro em ordem , e no pouco tempo de vida de casada, tive altas dores de cabeça  varias crises nervosas,com toalhas jogadas encima da cama affff, roupa suja estendida no chão, banheiro molhado, cremes de barbear jogado na pia, respingos de pasta de dente no espelho… cosmeticos sempre destampados, abertos e eu ia la e fechava , arrumava, alinhava, tarefa q tomava muito meu tempo,um horror

    Ah! E o quarto?!… A cama nunca estava forrada da forma que eu gostela unhada ele fazia questão de deixar tudo jogado, alí mesmo no quarto. Lá  tambem tinha uma cozinha com uma pia sabe?mas copos e pratos depois de usados ficavam ali mesmo em qualquer lugar da casa , Não! Quando eu inventar de casar novamente, tenho que fazer um teste de organização com o pretendente, porque outra temporada dessa eu não aguento! Me separei aos 20 anos de idade… E pretendi ficar só pra sempre…

    Ser perfeccionista não é nada Facil  principalmente quando tem alguém totalmente deslexado e desorganizado por perto, principalmente aqueles que não conseguem jogar velharias fora, coisas inúteis enfeites panfletos de tudo principalmente de supermercado que nunca vão… lembrancinhas de casamento ,aniversario ,  etc,Na minha casa so e permitido exatamente o que se usa e não coisas que vão tomar espaço , talvez seja uma doença, mesmo as pessoas achando que e frescura chatisse, mas não e , sinto uma obsessão em deixar as coisas extremamente organizadas por cores e tamanho… Isso vale também para roupas looks etc… Por exemplo se eu for sair de casa e ver que a roupa não esta 100% combinando eu refaço tudo denovo pode tomar um pouco do meu tempo mas eu refaço me sinto bem assim… O que me mata e ver pessoas completamente sem noção nas ruas com roupas nada haver , pessoas bem gordas com aquelas banhas pra fora da calca jeans e o botão da calca espremendo ate o útero da mulher com um sutian de cor gritante aparecendo fora da blusa e o cabelo tão empastado de alisante e creme que não chega se quer a mexer hai isso me irrita, eu prefiro não olhar, eu sofro de olhar foi aí q percebi: absolutamente meu caso e grave , sim, sim eu tenho toc… Eu não posso olhar pq da vontade de falar mulher pq vc não veste uma calca do seu número? Não vê que esse número e pequeno pra vc? Não vê que essa calca esta te machucando? Ta te espremendo! Ficaria melhor vc usar cintura alta pra esconder a barriguinha, gente que fique bem claro que não e preconceito , e somente senso ,acho que e o mínimo que todos tem que ter… Sabe o programa esquadrao da moda? E tipo aquilo ,gostaria de colocar a pessoa na frente do espelho e dizer: olha vc esta mal..essa roupa não serve pra você … Agora olha assim:vc esta melhor…
    É bom ser organizada, faz bem ao ambiente, agradável. Já houve dias que não consegui dormir porque determinada coisa não estava organizada como eu achava que deveria estar, e lá ía eu arrumar.
    Tenho que reconhecer que essas coisas e tantas outras que tenho o hábito de arrumar  pode parecer loucura… Pode ate ser … Mas uma loucura não tão ruim através da minha organização consegui um bom emprego organizar documentos comprei meu apartamento aos 25 anos de idade, o perfeccionismo atrapalha em algumas coisas, mas por outro lado ajuda tb, na economia por exemplo…controlar gastos isso me fez salvar dinheiro e comprar tudo a vista, para uma menina que saiu do interior e veio para a capital aos 18 anos de idade.. Sem faculdade sem estrutura nenhuma familiar, abandonada pelo pai alcoolatra , mãe faxineira que ganhava um salário mínimo? Hiper, super, Master tudo isso através de méritos em trabalho devido a grande organização ,tanto no trabalho quanto na vida pessoal, não me importo se não tenho uma vida amorosa tão eficiente, mas prefiro viver sozinha do que ao lado de um deslexado e morrer cedo de extress…eu me amo em primeiro lugar… Sozinha não sofro extress minha coisas estão sempre limpas e organizadas por cores, tamanho etc e isso e um colírio aos meu olhos e a minha alma, respiro fundo com um sorriso ao viver no meu conforto sim sim, e meu apartamento ? Prefiro nem comentar como e Ne????

  2. Lol. Eu sou perfeccionista mas tu bates-me a milhas 🙂
    Encontrei o artigo quando estava a googlar perfeccionista na tentativa de encontrar algum conforto…
    Tive uma situação complicada com uma colega de trabalho: eu gosto de coisas bem planeadas e bem executadas e ela é desleixada… está-se mesmo a ver que deu barraca… comigo a dizer que desta forma não pode continuar, que não tenho tempo para fazer o meu trabalho e rever o dela (e às vezes refazer o dela)… e ela a chamar-me mesquinha e controladora….

    Então, entrei na net com a esperança de encontrar almas semelhantes e que me proporcionassem algum conforto….

    Por isso, muito obrigada por me ajudares a sorrir hoje 🙂

  3. mel graboswki

    eu acho muito bem ser organizada, tb sou mas nao ao extremo de nao conseguir dormir se algo nao tiver da maneira que eu gosto.
    tem que se prestar atençao nos exageros…por que perfeccionismo em demasiado é uma doença chamada toc, transtorno obssessivo compulsivo.se chegar a ser exagerado e atrapalhar a sua rotina, tipo nao conseguir dormir, ou fazer varias vezes o mesmo ritual de organizar, já não e normal! então meninas cuidado!!!
    mas ter tudo arrumadinho é otimo! agora Nadir não exageres muito! beijinhos, nao fico um dia ser vir aqui!!

    • A Perfeccionista

      Bom, apesar de tudo eu não me acho o extremo não, tenho meus dias de deixar bagunça no quarto e prato sem ser lavado na pia, mas de uma forma ou de outra essas coisinhas me incomodam..

  4. como ja te disse uma vez, te entendo perfeitamente e digamos que acho que tenho uns 90% das suas manias, pois ja fui bem pior no perfeccionismo, agora acho que os anos me ensinaram a relaxar um pouco, pois de fato conviver conosco nao e facil…em compensacao, em algumas coisas ser perfeccionista facilita por demais a vida, por ex – se voce tem tudo organizado e sabe onde guardou as coisas, cada coisa tem seu devido lugar, voce nunca perde tempo em procurar nada (eu ODEIO procurar coisas), voce sempre acha tudo porque tudo esta la onde deveria estar…rs…ate se faltar luz e voce procurar algo, (ja aconteceu diversas vezes comigo), voce acha facil, pois sabe onde esta…rs.
    Tenho uma mania que nao sei se voce tem…eu so consigo usar calcinha e sutia combinando (conjuntinho) e eles sao guardados na gaveta tambem em parzinhos…

    • A Perfeccionista

      Minhas manias com sutiã e calcinha não são tão severas quanto as tuas 😛
      Eu costume guardar calcinhas de um lado e sutiã do outro, só tenho um problema: tudo tem que estar dobrado, aí pra facilitar a minha vida, eu dobro tudo em rolinhos, assim não tem que bagunçar um quando vou tirar outro e da pra ter uma visão mais panorâmica, assim fica mais facil na hora de escolher qual usar 😀

  5. No dia do nosso passeio a ordem será a seguinte: Nadir,Dani,eu…kkkkk,por tamanho e largura….kkkkkkkkkkk

    Nadir, aos poucos estou me organizando,colocando coisitas em seus devidos lugares,sempre que vejo algo fora do sue lugar, lembro de vc, aparece uma imagem sua com um chicote na mão..kkkkkkkkkkkkk(brincadeira)…..Mas,admiro esse seu lado 5S.

    Abraçãoooooooooooo

  6. Seu grau de perfeccionismo de 0 a 10 está em 15!!!kkkkkkkkkkk..Menina que loucura…deu até dor de cabeça..Olhando por esse lado,acho que nunca te convidaria pra ir na minha casa..rs…Minha família não tem nada de perfeccionista e contando também que tem uma criança lá que vale por 10 e não deixa nada no seu devido lugar..

    E pq a cisma da organização ser sempre do maior para o menor?Só pq tu é alta é??rssss…Acho que cinha faria a mesma pergunta..mas só pq ela, como diz meu sobrinho, é pequena…!!kkk

    Beijos!

    • A Perfeccionista

      Eita! Tudo bem que eu sou perfeccionismo, mas isso não quer dizer que eu não vá as casas onde as pessoas não liguem muito pra isso né :P, sem contar que com criança em casa é complicado de tudo estar no lugar mesmo, e eu já fico pensando quando eu tiver meus filhos, ou eu vou largar o perfeccionismo de vez, coisa que eu acho dificil, ou então a criança vai ter que ser perfeccionista na lei da faca 😯
      Eu fico EXTREMAMENTE fora de mim quando vejo bagunça, pior é quando vem visita aqui em casa e que trazem crianças, aff eu fico capaz de ter uma síncope e saio organizando a bagunça que a visita vai deixando…

    • Vasa vc esta sujando o blog… Kkkk

    • Nossa imagino como deve ser sua casa um cafofo so… Eu não gostaria de entrar…. Kkkkkkk obrigado…

Deixe um comentário

