:: Ariano Suassuna e o Forró Estilizado ::

Hoje eu quero trazer para vocês uma crítica de Ariano Suassuna sobre um estilo musical bem conhedido no nosso país, principalmente por esses lados de cá do Nordeste: forró. Aos que não conhecem Ariano Suassuna, fato bem improvável ao meu ver, da uma passadinha aqui e acrescente aos seus conhecimentos. Aos que não conhecem o estilo musical chamado forró… deixa pra lá, vocês não estão perdendo grande coisa, pula essa parte e da uma olhadinha na crítica abaixo…

 

***

 

 

‘Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!’. A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas bandas do gênero). As outras são ‘gaia’, ‘cabaré’, e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.

Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

Porém o culpado desta ‘desculhambação’ não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de ‘forró’, parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo est tico. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.
Aqui o que se autodenomina ‘forró estilizado’ continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem ‘rapariga na platéia’, alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é ‘É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!’, alguma coisa está muito doente. Sem esqu ecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.

Anúncios

6 Respostas para “:: Ariano Suassuna e o Forró Estilizado ::

  1. Poxxa vida , quem vé isso não existe banda de rock , de axé e de varios outros ritmos que não apelam pra esse tipo de letra com los hermanos , mamonas assinas e muitas outras , poxxa po galera cada qual com seu estiloo

  2. Qdo digo( e olha q já faz teeeempo!!) q ñ “desce” nem com farinha+chiclete esse tipo de forró, a q chamo de tecno-pôrno-erótico… ñ é por menos, ñ!!
    E ainda me acham uma toupeira!?
    Antes uma do q apreciadora de esterco musical EEEEE visual tbm. IIIGA, cadê meu Dramin???

    • A Perfeccionista

      A-M-O esses teus comentarios! Está até repetitivo não é?! Anyway… amo mesmo!
      Bom, quanto ao tema, graças a Deus que esse estilo musical nunca chamou minha atenção, mas infelizmente sou obrigada a ouvir esse tipo de poluição sonora por muitos lugares que passo por aqui, fico a ponto de botar um ovo de ema quando vejo crianças cantando e dançando essas coisas… Lastimavel!

  3. Alguma coisa, não: MUITA coisa está MUITO DOENTE.

    • A Perfeccionista

      Pois é, agora vai tentar dizer isso as pessoas que apreciam esse tipo de coisa! Logo serias taxada de preconceituosa… 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s