☆ Dicas de Inglês: “Nem que eu morra” ☆

O post de hoje foi inspirado em algumas traduções encontradas na internet de uma música do cantor e compositor americano Jason Mraz. O fato é que nem sempre [ou quase nunca] as traduções ao pé da letra são possíveis de uma língua para outra. Porém, muita gente insiste em fazer isto.

As várias traduções encontradas pela internet verteram o ‘refrão’ assim: “E eu vou achar um jeito para chegar a você, se isso me matar”. Não sei você aí, mas eu aqui fiquei pensativo nisto. Afinal, em português eu acredito que o mais natural é dizer “e eu vou achar um jeito de chegar a você, nem que eu morra”. Ou seja, o cantor diz que fará de tudo um pouco para alcançar a pessoa amada, nem que para isto ele morra tentando. Você concorda ou não que traduzido assim o ‘refrão’ fica mais fácil de entender?

A expressão usada nesta parte da música é a mesma que dá título à canção: ‘If it kills me’. Logo, anote aí no seu caderno de vocabulário que ‘if it kills me’ é o modo de dizermos em inglês a nossa expressão ‘nem que eu morra’. Para facilitar ainda mais seguem alguns exemplos:

  • I’m going to pass this exam if it kills me. [Vou passar nesta prova, nem que eu morra.]
  • I’ll finish this stuff if it kills me. [Vou acabar com este treco, nem que eu morra.]
  • I’m going to learn English if it kills me. [Vou aprender inglês, nem que eu morra.]
  • I’m going to get her out of this if it kills me. [Vou tirar ela desta situação, nem que eu morra.]

Você pode ainda dizer ‘even if it kills me’. Assim, a expressão soa mais enfática. Vai aí uma tarefa para você: diga as sentenças usadas como exemplo incluindo a palavra ‘even’. Fazer isto é uma forma interessante de você se acostumar com a pronúncia da expressão e com o chunk of language como um todo.

Fonte: Inglês na Ponta da Língua

Deixe um comentário

