Perfume, o filme

E daí que um aluno tinha me emprestado uns DVDs de filme há uns trezentos anos atrás e até então eu não havia assistido todos eles, sabe como que é né, o corre-corre da vida, a preguiça, assistir filme sozinha é uma programação que não me chama muito atenção, assistir acompanhada está sendo algo meio complicado nos meus ultimos dias e aconteceu que os DVDs ficaram guardados e foram ficando, ficando, ficando… ora eu lembrava ora esquecia e assim o tempo foi passando, só que sempre que esse aluno me encontrava pelos corredores da escola, perguntava se eu á havia assistido os DVDs e lá estava eu com cara de paisagem tentando arrumar uma desculpa no minimo convincente, e é claro que ele não se dava por convencido, principalmente porque ele queria pelo fim da força que eu assistisse um tal de O Perfume…

Chegou esse final de semana e lá estava eu andando pra lá e pra cá dentro de casa pensando em que colocar em ordens primeiro: planos de aula, correções de exercicios, respostas de e-mails… até que passei pelos tais DVDs, lembrei da insistencia do meu aluno e resolvi deixar a preguiça de lado e ver o que tinha de tão interessante no tal Perfume. A capa do DVD  já me deu vontade de desistir da ideia, mas.. prossegui.

O filme conta a historia de Jean Baptiste que já chegou ao mundo de uma forma nada agradável e como se isso não bastasse, foi rejeitado pela mãe e posteriormente levado para ser criado por uma senhora que agora esquecí o nome. O fato é que o garoto tinha o olfato muito apurado e conseguia sentir os cheiros mais imperceptíveis, lá pela adolescencia começou a trabalhar em um curtume e depois sua habilidade em diferenciar odores com tanta precisão, o levou a trabalhar com um conhecido perfumista, até aqui a historia segue um roteiro legal, até que ele coloca o gato do perfumista em uma máquina lá para tirar a essencia do cheiro do mesmo, sem contar que pouco antes ele, aparentemente sem querer, mata uma moça e assim do nada começa a cheirar cada parte do corpo dela… Sinistro né?! Também achei…

Daí pra frente ele bota na cabeça de fazer o melhor perfume do mundo, seria uma boa ideia se os elementos para a confecção desse perfume não fossem essencias tiradas dos seres humanos, mulheres para ser mais exata, e daí começa a vida de um serial killer em busca da combinação perfeita para o seu perfume. Lá perto do final do filme ele é preso e condenado a morte e aqui é onde eu, até agora, não consegui entender muito bem a mensagem da coisa. Ele chega ao local da execução todo arrrumado, parecendo ser o próprio filho do rei, e daí que quando ele sobe a plataforma, o cara que iria matá-lo se ajoelha dizendo que ele é inocente, em seguida ele tira do bolso um frasco com o perfume que ele havia feito com a essencia das pessoas que ele havia assassinado, coloca um pouco no lenço e acena para a multidão que entra em uma especie de tranze, dizendo que ele é um anjo, daqui a pouco todos começam a tirar a roupa, a beijar, abraçar…

[…]

Hummmmm acho que não vou contar o restante não… Que tal vocês asssitirem o filme e a gente trocar umas ideias aqui? Confesso que eu fiquei meio intrigada com o tal e até agora não entendí muito a mensagem que o autor tentou passar não… Alguém me ajuda?

Deixo o trailler pra vocês terem uma ideia…

 

6 Respostas para “Perfume, o filme

  1. Li o livro ha trocentos anos atrás, infelizmente não lembro quase nada pra te ajudar, mas o livro era interessante, vou ver se acho esse dvd pra alugar.

  2. Ainda não vi o filme, mas li o livro….
    Kara (Cabo Verde)

  3. êita, eu tô na mesma situação… com uns filmes pra ver, mas só depois do concurso que eu tô estudando – kkkkkkkkk…
    Aí, nem vou poder comentar sobre esse filme, q infelizmente tb não vi, mas muita gente já me recomendou :S

Deixe um comentário

