Os jovens e a educação

O que é que falta para que a juventude de hoje leve a vida a serio hein?! Não sei se esse é um problema de todos os jovens brasileiros, mas pelo menos aqui na escola onde eu trabalho, a falta de interesse é bem maior do que a tentativa de ser alguém na vida, claro que não vou generalizar, tem alunos que são esforçados até demais, mas infelizmente esses não fazem parte da regra.

O governo daqui do estado onde moro oferece cursos profissionalizantes gratuitamente a toda comunidade, e como se isso não bastasse, ainda oferece transporte, fardas, mochila escolar, caderno, até a caneta e até lanche de boa qualidade, sem contar com os profissionais qualificados que estão sempre prontos a cooperar com o crescimento intelectual do aluno, e o que o aluno tem que fazer?! Somente estudar e dar o melhor de si para ser alguem na vida. Agora me pergunta se a maioria desses alunos reconhece toda essa oportunidade que eles tem… Nem preciso responder né?!

A escola dispõe de três laboratórios de informática com internet a toda velocidade pros alunos, mas vocês acham que a maioria dos alunos vão para os laboratórios pra estudar?! Um descuido e é bem fácil encontrar até alguma página pornográfica aberta e não se espante se o aluno arrumar alguma justificativa pedagógia pro acesso da tal página. O administrador bloqueia a página hoje, mas amanha o aluno já aparece com um atalho que sabe Deus onde ele arrumou e no final das contas ele chega a página bloqueada, o administrador bloqueia o atalho e no outro dia… adivinhem… um novo atalho já está em uso.

O administrador monitora os laboratorios, o aluno está lá em sites indevidos, o administrador salva todo o caminho percorrido pelo aluno que é consciente de que não estava usando a net pra fins pedagógicos, mas quando a advertência chega, o aluno jura até pela mãe dele que estava estudando e que o administrador fez uma montagem pra prejudicá-lo…

Gente! Onde que vamos chegar hein?! Algum professor por aí tem ou já teve problemas semelhantes nas suas escolas?

Anúncios

7 Respostas para “Os jovens e a educação

  1. Oi Nadir
    Já trabalhei em todo tipo de escola, pública e particular, curso técnico, EF, EM, até cursinho pré-vestibular. Alunos de faixa de idade variada, pobres e ricos, e vejo nesses meus 20 anos de magistério a história sempre se repete, em todo canto do Brasil. Há um tempo atrás passei para área pedagógica- administrativa, nos cursos de capacitação percebíamos que o problema não era algo isolado, era geral. E como se não bastasse, meu filho foi um estudante relapso desde a pré escola, todo ano achava que ele iria repetir, mas por milagre ele era promovido (casa de ferreiro…). Hoje penso o seguinte: a vida há de ensinar e mostrar o caminho, cedo ou tarde eles descobrirão a importância de uma boa formação, de adquirir conhecimento. Meu filho mudou muito qdo ingressou na faculdade, mto mais responsável com os estudos. Vira e mexe encontro com ex alunos e mtos deles estão cursando faculdade, mesmo tardio. Vale a pena a luta diária dessa missão, um dia eles acordam. Não desista.

    • Nadir Araújo

      Agora parece que hoje as coisas estão muito piores, pelo menos nas épocas passadas não tinha essa coisa de mundo virtual pra tirar a atenção dos jovens…

      • Seja a época que for, eles (estudantes) arrumam um jeito de burlar os estudos, sempre tem algo mais interessante e criativo pra fazer do que ver lousa e caderno: um simples gibi, figurinhas ou antigos bichinhos virtuais q morrem se vc nao alimentar ou site porno, a distração evolui junto com a mais moderna ferramenta pedagógica…

  2. Nadir menina,
    vc nao sabe, hj no ônibus, escutei 2 meninas (de escola particular daqui de Recife) conversando… sabe o que uma disse? que não tava mais frequentando as aulas pq a mãe é vice-diretora, aí a mãe dela fala com os professores para passarem “trabalhos” pra ela ter a nota!!!!!!!!
    Vê q absurdo!!! Aí eu penso… coitadAS, a filha e a mãe… E quando chegar um vestibular ???? A mãe dela não vai poder falar com professor pra facilitar… e a gente não tem pai e mãe a vida toda pra resolver nossos problemas…
    A quem elas estão enganando ??? Só a si mesmas.

    • Nadir Araújo

      E isso pode ir atrás que os professores estão dando aula lá por “arrumadinho” da vice diretora, então eles acabam sendo meio que obrigados a facilitar a vida da cria dela, caso contrario o emprego pode estar em risco… acertei?!
      É umas lástima!

  3. Amóes Xavier

    Gosto de ler seus comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s