[…]

Sabe aquele dia que você fica olhando pra cara do blog, pensando em algo que você julgue interessante pra postar e as ideias simplesmente não conseguem se organizar de forma agradável?! Pronto, assim estou eu hoje. Já passei por aqui uma trezentas vezes, mas nada de conseguir postar algo de minha autoria, e pra não deixar passar em branco, já que meu objetivo é postar diariamente, deixei a dica de inglês abaixo, não era bem isso que eu queria mas as ideias estão fora de ordem…

Hoje tive um dia exausto, toda quinta e sexta é assim, passo o dia quase todo na escola, pra falar a verdade já estou tão acostumada que prefiro estar lá do que estar em casa, A-M-O estar em contato com os alunos, mas tenho que admitir que um grupo isolado consegue fazer com que meus nervos  fiquem na última pétala da flor da pele, e pro meu “desespero” esse grupo isolado tem estado em contato indireto comigo todas as noites, e será assim até o final do ano. O grande problema está no meu perfeccionismo. Esses grupo é de adolescentes, nem precisaria dizer mais nada, não é mesmo?! A grande maioria dos adolescentes parece não ter muita noção da realidade e não estão nem aí pra ter, você tenta incansáveis vezes e da forma mais diplomática possivel explicar que a vida não é uma brincadeira, mas basta dar as costas que eles estão cometendo os mesmos erros que eles juravam de pés juntinhos que não cometeriam mais. Se você pensa unicamente no teu salario, você faz só a sua parte e manda todo mundo pra &$%#@, afinal o que vale é que no final do mês seu dinheiro estará na conta, os alunos aprendendo ou não as regras do bom viver, mas se o seu salario não é a única coisa importante do teu mundo profissional, você não consegue fechar os olhos e deixar que o mundo exploda, mesmo você tendo quase certeza de que seus esforços só acrescentarão stress aos seus dias de vida…

Ontem e hoje eu ví a hora de dois desses adolescentes me bater, as “crianças” estavam redondamente erradas, mas ainda assim insistiam em argumentar, sabe quando tentam distorcer a situação pra que você se sinta culpado e peça perdão até pra ultima geração pela injustiça supostamente cometida ao pobre estudante?! Pois é, só que eles não contavam com a minha astúcia, já sou vacinada! E vendo que não obteriam sucesso, partiram pra falta de respeito, coisa até comum na educação brasileira, sorte deles que eu não descí o nivel, senão a coisa teria ficado feia. E como ficou?! Não ficou né, todo dia a historia se repete, todo dia eles cometem os mesmos erros e todo dia lá estou eu como um firewall na vida deles, um dia eles cansarão… Ainda bem que tudo isso é passageiro e o melhor de tudo, não tenho que ter contato direto com esse grupo… Deus é mais!

Sabe certas regras burocrática que devem ser seguidas, mas a maioria insiste em não seguí-las? Isso é algo bem comum na educação brasileira. Muitos professores fazem de conta que ensinam e a maioria dos alunos fazem de conta que estudam. Ah não! Desculpa, mas se há regras, elas tem que ser seguidas bem a risca… Sabe como eu seria bem feliz?! Se ensinasse em escola militar, a disciplina dos alunos dessas escolas é o sonho de consumo de todo professor. Lidar com os adolescentes das escolas ‘normais’ não é tarefa fácil, graças a Deus que não tenho que carregar esse fardo, pelo menos  não diretamente, e frente a certas situações agradeço a Deus todos os dias pelos meus queridos alunos dos cursos técnicos, eles também são indisciplinados de vez em quando, mas pelo menos eles tem consciencia do que é respeito ao próximo. Tá bom, não vamos generalizar né, tem alunos do Ensino Medio que são educados sim, mas infelizmente esses não são a regra…

Ai ai… chega de encher linguiça! Vocês já tem problemas demais pra vir aqui e ainda ter que curtir os meus, não é mesmo?! Anyway, agradeço por não me abandonarem mesmo assim 😉

Uma ótima noite pra vocês e espero encontrá-los por aqui amanhã…

6 Respostas para “[…]

  1. ahhhhhhhhhh entendi agora…. olha, te mandei um email superengraçado sobre Pérolas do Enem… chorei de rir… Só pra descontrair, deixo-te com essa pérola :
    ‘O sero mano tem uma missão…’
    abs 😉

  2. Entendo vc Nadir, modéstia a parte eu sempre fui boa aluna… e se serve de consolo, saiba que sempre tem a “turminha-que-não-quer-nada-com-a-vida” e que essa turminha incomoda até mesmo os bons alunos.
    E veja que não é a classe toda, é minoria…
    Mas eles vão ter a paga deles no futuro. Tenha fé!
    abs

    • Nadir Araújo

      Nesses meus últimos dois anos e meio tenho lidado com alunos do ensino técnico e desses não tenho absolutamente nada que reclamar, são pessoas mais adultas e sabem respeitar o limite, com esses eu tenho um relacionamento ótimo, tão bom que alguns eu já nem ensino mais e ainda assim eles fazem questão de estar sempre em contato e eu da mesma forma, mas esse semestre eu peguei umas turmas de adolescentes que tem sido um problema, as duas turmas que eu lido diretamente até que da pra levar, não tenho tido grandes problemas com esses não, meu problema mesmo tem sido com outra turma que não é minha, mas que usa o mesmo espaço tecnológico que eu uso e como eu sou responsável por esse espaço, me sinto na obrigação de monitorar o que leles fazem na rede e aqui é onde o bicho pega, porque enquato a outra professora está lá fazendo das tripas coração pra dar aula, os alunos estão em ambientes virtuais que não tem absolutamente nada a ver com o que está sendo estudado, e é aqui onde eu entro bloqueando o acesso deles a Internet, e aí já viu né, eles juram de pés juntinhos que estavam fazendo as atividades, mesmo que tudo fique gravado no servidor, eles ainda tem a astúcia de dizer que eu que estou inventando coisas pra prejudica-los, como se eu fosse ganhar um salario extra pra ficar monitorando o que eles fazem na rede e ganhasse ainda uma gratificação por cada computador bloqueado…

      Claro que eu poderia deixar pra lá, deixar que eles acessassem o que tivessem vontade e deixar que a professora gastasse saliva em vão, mas eu não consigo ser assim, pra mim se eles estão na escola eles T-E-M que estudar, se tiveram a fim de usar a rede pra fins de lazer, então que vão pra Lan house, mas se eles estão na escola e aquele é meu horario de trabalho, eles terão que usar a rede para fins didáticos… =X

  3. Erika Edanniele

    Sangue frio é a melhor coisa para aqueles que não o esperam e a pior para quem o tem. Essa forma de agir é muito lindo, não exploda com eles, pois não merecem ver você descer do salto. Quando estiveres no ápice do seu stress, literalmente no seu limite, sabes qual é o meu conselho para relaxar, néh?!

    • Nadir Araújo

      E até porque explodir não vai dar em nada né, pode resolver a raiva na hora, mas as consequencias podem ser bem complicadas…
      Bom, eu acho que vou te fazer umas visitinhas pra fazer uso do teu saco de pancadas… =D

Deixe um comentário

