Política e Cidadania

Todos nós alguma vez na vida já ouvimos algum comentario acerca de cidadania, certo? Então, em tempos de eleições esses tipos de comentatios ganham maiores proporções, as pessoas estão sempre ligando politica a cidadania. Teoricamente pode até fazer sentido já que a cidadania permite que pessoas simples como eu e você possamos interferir na direção de questões públicas, participamos também na formação do governo e posteriormente na sua administração, mas será que na prática a coisa é tão bonitinha como parece?! Ao que me parece, a cidadania dos eleitores só é levada em consideração em tempos políticos, afinal, o candidato depende daquele eleitor para poder chegar ao poder, mas depois que a politica passa e o candidato se vê com o poder na mão, pronto, adeus cidadão, adeus cidadania…

A politica brasileira está aí cheia de erros, esborrando corrupção pra todos os lados, e nós, pobres mortais cidadãos, estamos do lado de cá, fazendo das tripas coração pra tentar melhorar a situação, mas quem da atenção ao nosso direito de cidadão?! Temos o direito apenas de participar da formação do governo, quer dizer, eu prefiro dizer que nós temos a obrigação de participar dessa formação, vocês estão lembrados que se não votarmos, as dez pragas do Egito podem sobrevir sobre nossa cabeça, não é mesmo?! Pra uma penca de coisas é logo exigido o comprovante de votação… Cidadania deveria ter haver com liberdade não é não?! Mas… deixa pra lá, o fato é que nós temos o “direito” de participar da formação do governo, mas quando partimos pra a administração do mesmo, o nosso direito vai para os belos textos políticos nas páginas amareladas de alguma biblioteca esquecida no tempo…

Hoje você deve ter exercido a sua obrigação de cidadão brasileiro, correto?! Me conta ai qual foi o teu sentimento… Deu pra sentir a cidadania fluindo de todos os lados?!?! Eu juro que até tentei ser otimista, mas pensando na história do nosso país, no historico dos nossos politicos, no salario que recebo todo mês, na pobreza que castiga tanta gente ao meu redor e principalmente na injustiça que muitos cidadãos já sofreram em busca dessa cidadania tão falada, confesso que me dirigí ao local de votação pensando assim: “E lá vou eu colocar mais um corrupto no poder”. Queira Deus que eu esteja errada, mas… boto minha mão no fogo mais não…

6 Respostas para “Política e Cidadania

  1. A meu ver o quadro político do Brasil só mudaria se o voto fosse facultativo, pq só iria votar quem realmente leva a coisa a serio… Mas isso talvez nunca aconteça… Pq eles que estão no poder nunca farão uma lei dessas, afinal a grande massa de manobra é quem os coloca no poder 😦

  2. Nadir, hoje abro o UOL e o que vejo, Tiririca um dos mais votados!?!?!?!?!?!??!?!?!?
    O povo brasileiro nao faz jus ao voto mesmo! Se vc estiver nos EUA em tempo de eleicao, o povo la faz debates serios (entre rodinhas de gente), ninguem leva na brincadeira, eh assunto serio.
    Eu acho que isso eh a unica coisa que admiro nos americanos.
    Depois dessa do tiririca, parei!! Como que podem colocar alguem que nao saiba ler e escrever direito (pq pra ser deputado a pessoa tem que saber no minimo o que fara)? Alguem que nao conhece nada sobre politica? Nao tinha nem projetos nem nada? Na entrevista que ele deu, qdo perguntado sobre os planos dele ele so dizia “o fulano tem tudo la…. eu nao sei o que faz um deputado mas vou ler a respeito…. o fulano ciclano de tal vai me dizer o que devo fazer..”
    Fulanooooooo????????????????? Se o povo vota nele nao eh pra fulano fazer os planos por ele? Certo??
    Tai ai… o povo brasileiro eh bastante inteligente, porem, pra “dar uma zuadinha” votam numa pessoa incompetente.. e a zuada deu resultado..
    Depois reclamam ne??? Continuem ai zuando tudo… eu nao estou ai mas minha familia esta e sim, esta a merce dessa patifaria toda.
    Deus ajude o Brasil!!
    beijos

    • Mulher!!! Eu ainda tô pensando aqui nessa vitoria de Tiririca… O_O

      Eu vejo isso como um reflexo da indignação dos brasileiros em relação a politica. Tudo bem, não vamos julgar todos os políticos, vamos imaginar que no meio da corrupção existe um ou dois que realmente leve a politica no seu essencial sentido, mas ao que me parece, a grande maioria não está nem aí para o interesse público, eles parecem estar bem mais preocupados com o próprio umbigo do que com o povão. Claro que certos problemas não são resolvidos assim do dia pra noite, mas eu fico aqui vendo a situação da saúde, da educação, moradia… entra eleição e sai eleição, e a mudança nunca é a esperada, em certos casos até piora, aí eu me pergunto: onde estão os politicos que tem o poder de resolver certas coisas que pessoas comuns como eu e você não tem?!

      Os politicos, em sua maioria, não parecem estar comprometidos com os interesses da população e consequentemente a população acaba que não se comprometendo com a escolha consciente e coerente na hora do voto. O que falta é comprometimento de ambos os lados… =(

  3. Se é assim que tu pensas entao deveria anular o voto, ou pagar a multinha q nao passa de 10 REAU. Eu prefiro pensar q, apesar da obrigatoriedade, escolhi um candidato com bons principios e boas ideias, mesmo que ele/ela não ganhe, posso me enganar sim, ele/ela pode se corromper tb… mas mil vezes viver em um país democrático q possibilita o voto p o povão, incluindo MULHERES, q viver num país onde nem poderia dirigir um veículo, ou sob um regime ditatorial onde não se tem liberdade de expressão, nem acesso a informações… infelizmente a grande maioria pensa asim como vc, enquanto o brasileiro tiver esse pensamento não muda nada mesmo, continuaremos sendo governados por corruptos, e o povo feito palhaço.
    Em casa não foi diferente, gente instruída, com acesso a informação, pagando impostos como todo cidadão, iam votar em Tiririca, questionei muito e pra não me aborrecer saí da conversa… até entendo a ‘revolta’ de vcs e o descredito na politica brasileira.
    Exercer a cidadania não é um simples ATO de ir a urna mas uma QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA
    pronto falei….
    aaahhhh vc precisa ler o analfabeto politico de Brecht

    • E onde foi que eu disse que preferia viver num regime ditatorial?! Os políticos, em sua grande maioria, são corruptos e eu que pago o pato?! É claro que como cidadãos, nós votamos na intenção de colocar pessoas serias lá no poder, a questão é que muitos desses, quando chegam lá, não levam a questão a serio, e pra falar a verdade, nem precisa chegar lá, a bagunça já começa nas campanhas eleitorais, a corrupção já começa cedo, é óbvio que não vou julgar o todo por causa de “algumas” partes, mas a coisa não é tão florida quanto parece, e eu não sou a culpada disso… garanto!

      • Só mencionei como EXEMPLO viver em um regime ditatorial para equiparar a LIBERDADE democrática que temos e não damos valor.
        Eu também pago o PATO e todo cidadão brasileiro que paga imposto, ganha mal, não tem saúde, moradia e educação digna.
        Não nego que há corrupção a solta, é meio que impossível reverter esse quadro aqui e no mundo.
        Somos TODOS culpados enquanto tais como TIRIRICA, LULA, COLOR, MALUF etc etc estiverem no poder. O comodismo do povo transformam cidadania em palhaçada, direito em conformismo. Mostramos mais uma vez ao mundo que o Brasil não é um país sério elegendo um semianalfabeto PALHAÇO.
        Queria muito que o SILVIO SANTOS tivesse ganho aquela eleição em 1988, mas foi impugnado e até hj não entendi o porquê, sendo que o TIRIRICA tá aí eleito. 😉

Deixe um comentário

