Saudade do Athan

Não, não me convertí ao islamismo. Continuo sendo cristã/evangélica e não tenho pretenções de mudar de grupo religioso, mas confesso que tem muita coisa no mundo islâmico que chama minha atenção, entre elas, está a forma como é lido o Qur’an (livro sagrado dos muçulmanos). A leitura é feita em forma de melodia, o que da uma harmonia e vida incrivel ao texto. Pra quem ainda não teve a oportunidade de ouvir o Qur’an sendo lido, da uma passadinha aqui e confere como é lindo!

Outra coisa bem interessante é o Athan, o chamado à oração, que em países árabes pode ser facilmente ouvido do alto dos minaretes. Nos meus primeiros dias no Egitão levei um certo tempo pra me acostumar com esse som, confesso que no começo me irritava, principalmente quando era tocado em plena madrugada ou cedo demais da manhã, mas com o passar do tempo eu fui me adaptando e dependendo da voz do Sheikh eu achava até legal ouvir. Gostei tanto que quando voltei ao Brasil instalei um programinha do Athan no meu computador.

E daí que hoje me deu saudade do Athan e de toda aquela atmosfera religiosa que a gente encontra no Egitão…

E pra quem nunca ouviu o Athan, deixo dois aqui bem legais…


13 Respostas para “Saudade do Athan

  1. A transliteração pode ser feita de qualquer forma. Não é a língua original árabe. Cada um translitera como bem ouvir e entender, não tem padrões para isto. Desde que o outro entenda, tá valendo tudo. Existe um software que alerta as orações que se chama “Athan”.

    • Olá Susu =)

      Eu tinha esse software aqui no meu PC e por conta dele também e das aulas que tive de árabe, que eram dadas em inglês, que tive esse hábito de transliterar “Athan”.

      Esse negócio de transliteração é muito relativo sim, tudo vai depender da língua do estudante, a minha professora de inglês transliterava com “th”, outros já usam o “dh” e se querendo “aportuguesar” a coisa é só usar o “z”. É como você disse, o importante é que o som original seja reproduzido =)

  2. Qual programa vc instalou no seu pc?
    Me passa o nome ou link p/ download por favor?
    :*

  3. Nadir, na verdade o nome eh Adhan e nao Athan rs
    beijos

    • É verdade, como no original é escrito com “د”, então a transliteração mais próxima é o “dh”. Sabe qual meu problema? As aulas de árabe que eu tive foram em inglês (com Hanaan da comunidade Arabic Learners), e daí que a transliteração era levada em conta a fonética inglesa, aí acabou que no caso do “د” eu fiquei com a tendencia de associar ao “th” do “that”, “this”…

      • Nadir, posso ser chata de novo? rs
        na verdade nao eh o د e sim o ذ (com um pontinho em cima rs)
        a palavra fica أَذَان
        nao me bata, ta? rs
        beijos

        • Relaxa!
          E sobre o chamado à oração em si, o que tens a comentar?
          Sendo muçulmana, ele deve ter um significado bem maior do que pra os que não são né…
          =)

          • Bom, qdo eu morava sozinha em outro predio, tinha um megafone 2 andares abaixo do meu, nao preciso dizer que em plena madruagada o chamado me irritava os ossos rs
            Mas eu gosto de ouvir os que nao colocam paly back, prefiro os rapazes que fazem ao vivo, eu adorooo de paixao, tem muito mais emocao e vc ate percebe qdo um ta la fazendo o chamado por obrigacao e outros por amor
            bjos

  4. nuuussaa quanta nostalgia… o som é bonito e inspirador, da paz e tranquilidade dependendo do momento e da hora… masss saudade eu não tenho não, la no Egito me irritava ouvir isso 5 vezes por dia.

    • Katie tu es uma graça!
      No começo eu me irritava sim, não vou mentir, mas depois comecei a achar legal, o problema era que nas mesquitas ao redor de lá onde eu vivia, a voz do sheikh não era tão melódica como essa do video, não sei se era a voz dele em si ou o som que não era muito bom, e daí que com a repetição acabava ficando meio chato, mas se todas fossem como é esse do video, seria ótimo…

  5. Obrigada

    Por voltar o nome!!!!

    Beijos.

Deixe um comentário

