Ex amigos

Essa semana lí a seguinte frase no Twitter:

Eu jurava que algumas pessoas seriam meus melhores amigos a vida toda, mas hoje em dia somos completos estranhos.”

Eu pensei que eu era a única pessoa nesse mundo a ter tido esse tipo de sentimento, mas pelo número de pessoas que retuitaram essa frase, a questão parece ser bem mais comum do posso imaginar.

Eu tenho alguns amigos que hoje são completamente estranhos pra mim, tão estranhos que a presença deles me deixa constrangida, inconfortável. Não tenho mais assunto para compartilhar com eles, e os encontros que antigamente costumavam ser desejados, hoje passaram a ser evitados.

Houve até uma época em que eu passei a não mais acreditar nessa coisa de amizade verdadeira, é claro que não devemos julgar o todo por uma parte, mas a minha lista de ex amigos foi ficando tão grande que passei a acreditar que amizade só existia até quando houvesse vantagens entre os amigos, justamente porque esses grandes “amigos” que eu tive se afastaram justamente quando não precisavam mais de mim .

Não estou falando de colegas, mas de amigos, aquelas pessoas com quem costumamos dividir as áreas mais secretas das nossas vidas, aquelas pessoas que primeiro vem a nossa mente quando algo importante nos acontece, aquelas pessoas que nos da segurança quando o medo invade nossa casa… É difícil entender como que hoje uma determinada pessoa é nossa amiga e amanhã ela passa a ser um colega distante, e o pior, quando isso acontece sem uma causa justa.

Hoje em dia procuro apenas ter bons amigos e quando por acaso algum consegue chegar ao nivel de melhor amigo, faço questão de manter um pé atrás, ter em mente que um dia tudo aquilo pode acabar, e como aconteceu com os outros “melhores amigos”, podemos ser completos estranhos. Desconfiança?! Não sei ao certo, mas depois de ter minha confiança e consideração jogados fora por alguns “amigos”, já não consigo entrar com os dois pés em uma amizade mais próxima…

4 Respostas para “Ex amigos

  1. É tão difícil ter amigos que priorizam outros amigos!

  2. Erika Oliveira

    Pois é Prof, sei bem como é este sentimento, o q mais me deixa confusa é q depois do acontecido à prevenção é inevitável.
    Estou morrendo de saudades de suas aulas… Desculpa ñ estar frequentando-as, estou tentando… + meu corpo ñ mais está conseguindo acompanhar o ritmo q minha mente quer impor…
    Bjs… Sinto muita falta d suas aulas e d nossas conversas…

  3. Acho q sou sortuda nesse aspecto… Tenho poucos amigos (amigos de verdade), acho q dá pra contar nos dedos de 1 mão só… os conheci quando criança, uns 5 ou 6 anos de idade, são amizades q perduram até hoje, graças a Deus.
    Só tempo mostra quem são os verdadeiros amigos…

    • É sortuda mesmo, viu!

      Todos os meus amigos de infância viraram estranhos, quer dizer, infância eu nem conto tanto, mas da minha adolescencia pra cá quando tive “amigos” de contar todos os detalhes pessoais, de dividir a vida e tals, esses simplesmente sumiram, a amizade não acabou, mas aquele vínculo de antigamente não existe mais nem em sonho, a menos que o “amigo” precise de um favorzinho, aí a amizade volta na hora…

      Atualmente tenho construido ótimas amizades, algumas que são muito próximas mesmo, mas depois de tantas decepções, criei o hábito de não depender da amizade de ninguém, enquanto forem meus amigos, tudo bem, mas se algum dia resolverem ficar estranhos… tudo bem da mesma forma. Antigamente eu me entregava demais as amizades e quando acontecia de alguma delas sumir do mapa, eu ficava pra morrer, hoje fico triste, é lógico, mas logo supero e já vou dando espaço pra novas amizades…

Deixe um comentário

