O Clone – Vestimentas islâmicas

 

Pra quem não tem nenhum ou pouquíssimo contato com o mundo islâmico ou árabe em geral, ver as mulheres vestidas até a alma assusta. Eu estava vendo algumas cenas de Jade no mercado e lembrei da primeira vez que ví mulheres vestidas daquela forma. Foi lá em Jerusalém (Israel) há 15 anos atrás. Ví muitas mulheres judias com aquelas roupas enormes que escondia o formato do corpo e lenços que deixavam só o rosto amostra, mas meu choque mesmo viria quatro anos depois, quando pela primeira vez fui ao Egitão. Quando vi uma mulher de niqab confesso que fiquei morrendo de medo e tentando encontrar uma razão pra tudo aquilo. Na época eu era apenas uma turista que não sabia muita coisa sobre a cultura alheia e ainda tinha aquele comportamento absurdo de achar que a minha cultura que era a certa…

Os anos passaram e sete anos depois lá estava eu de volta ao Egitão, só que dessa vez como moradora, dormindo e acordando numa realidade bem diferente daquela que a agencia de viagem havia apresentado sete anos atrás. Já não tinha mais medo das muçulmanas que usavam niqab e tinha aprendido a respeitar a escolha delas. Meu contato direto com o mundo islâmico me fez entender muitas coisas e respeitar outras pencas delas, mas confesso que em matéria de certos usos e costumes, ainda tem varias coisas que não sei se realmente acrescentam.

A gente observa na novela o cuidado que as mulheres muçulmanas tem em não chamar a atenção dos homens alheios, e no mundo real é do mesmo jeitinho, isso é extremamente válido e quem dera se a mulher brasileira tivesse esse tipo de pensamento, mas por outro lado eu fico aqui pensando com meus botões sobre o exagero de algumas mulheres muçulmanas  nessa modéstia, será que é necessário chegar ao extremo para isso? Seria mesmo da vontade de Deus que a mulher usasse um niqab que esconde toda a sua identidade? Bom, a ênfase aqui está no niqab porque estamos falando de O Clone onde o foco é o mundo islâmico, mas sou consciente de que esse exagero está presente em todas as religiões, talvez ela só seja um pouco mais acentuada entre os muçulmanos.

Por outro lado, o bom no mundo islâmico é que a mulher é valorizada pelas suas qualidades interiores, ela não tem que se matar em uma academia ou comer com uma balança a tira colo, lá os valores tem outro tipo de medida. Sem contar que pra aqueles lados de lá, mulher é mulher, diferente daqui, que mulher é objeto de prazer. Sinto saudades do Egitão, sabia?! Lá eu fazia regime pra ter um corpo saudável, aqui eu faço regime pra dar satisfação a sociedade. Que escravidão!

Por ser evangélica de uma denominação mais tradicional, onde a modéstia é algo levado a sério, me identifico com o comportamento feminino islâmico, em geral, no que diz respeito ao modo de se vestir, mas ainda assim não me sentiria a vontade vivendo em um país árabe, pelo “simples” fato de que a modéstia lá é levada ao extremo da questão.

 

4 Respostas para “O Clone – Vestimentas islâmicas

  1. Olá Nadir eu gostaria d lhe dar os parabéns pela oportunidade d ter ido até Jerusalém são sonhos p muitos e realidades p poucos assim como eu, sou encantada pela cultura árabe acho muito linda a cultura´pois é pena q ñ tenho condições d poder conhecer essa cultura d perto ; mas msmo assim fiquei feliz em saber mais soube essa cultura maravilhosa!

  2. Pois é… eu tb desde muito cedo tinha horror ao perceber homem de devorando com os olhos affff q nojo!
    Depois, já na vida de estagiária e depois de funcionária, trabalhei em indústria muitos anos (área administrativa), mas basicamente só tinha eu de mulher, como eu sempre me vesti decentemente, sempre era muito respeitada.
    De fato o modo como a pessoa se veste impõe tratamento diferenciado 😉

  3. Ué… achei que ia encontrar fotos das vestimentas Islâmicas !!!

Deixe um comentário

