Wahashtiny yaa Masr!

Hoje eu estou com saudades do Egito. Não sei como explicar, mas apesar de tudo, eu ainda sou apaixonada por aquela terra. É uma paixão que começou com o Egito dos Faraós lá nos meus tempos de escola e permanece até hoje com o “Egito de Mubarak”. Conhecí o Egito do turista e o Egito dos egípcios, e hoje sinto falta de tudo isso.

Hoje eu sinto falta de passear pela Corniche e admirar a beleza do Rio Nilo, a Tahrir Square, que hoje é palco dos conflitos, já foi meu caminho de casa, ainda lembro a emoção que era passar na frente do Museu do Cairo, se mil vezes passasse por ele, mil vezes eu o namorava. Hoje sinto falta dos hijabs, niqabs e abayas (roupas islâmica), que nos meus primeiros dias de moradora no Egito, me pareciam tão estranhos…

Sinto falta de ligar a TV e ficar desesperada tentando entender alguma palavra daquele árabe egípcio, morro de saudades das risadas dos amigos frente a minha tentativa de falar árabe, um árabe meio inglês, meio português, mas eles estavam sempre tão dispostos a me ensinar, que eu nem sentia vergonha de errar…

Naquele tempo aquilo me irritava, mas hoje eu estou com saudades até do Azan (chamado a oração) que se fazia ouvir as cinco da manhã vindo da mesquita perto de casa. Irritante mesmo era o trânsito caótico do centro da cidade, mas até dele hoje eu sinto falta…

Estou com saudade do Khan el Khalili,  da mesquita que fica lá pertinho, daquele emaranhado de ruas estreitas que me faziam perder a noção geográfica do lugar. Sinto falta das lojinhas de sementes, dos bolos de chocolate que nunca encontrei em nenhum outro lugar desse mundo…

E as pirâmides?! Claro que não esqueceria delas, sinto saudades de passar na estrada e já enxergá-las de longe, e ao passar por elas, ficar me contorcendo toda a procura do melhor ângulo, até que elas sumiam da minha visão.

Hoje eu estou com saudades de Alexandria, meu amor a primeira vista, meus melhores dias foram lá. Que saudade de ficar na varanda observando o mar e aquelas pessoas de costumes tão diferentes dos meus. Se fechar os olhos, ainda posso sentir o cheiro da padaria da esquina… Sinto uma saudade profunda do povo egípcio, da hospitalidade, do esforço para fazer com que o estrangeiro sinta-se parte dos nativos.

O Egito hoje está passando por toda aquela fase difícil, me parte o coração em cada noticia divulgada, em cada morte, em cada perda, peço a Deus que abrevie esse sofrimento e traga o desenvolvimento que os egípcios precisam, eles não merecem sofrer tanto e nós, meio brasileiros, meio egípcios, também não.

AH QUE SAUDADE!!!

 

6 Respostas para “Wahashtiny yaa Masr!

  1. Maravilhosa sua experiência como é bom conhecer outras culturas!!! Gostaria de saber o que significa a palavra (wahashtiny).Obrigada!!!Ana Cláudia!!!

  2. Olha não conheço o Egito, mas sempre tive um amor pelo país Árabe. Sei o que é senti saudades que coisas que não acostumamos!!! Mas logo vc vai poder ver de novo aquele país, e aproveitará melhor aquilo que não acostumava e te irritava. Assim aconteceu comigo! Vai ser uma viagem diferente para vc!!! Num país melhor!!!

  3. Saudades…saudades………saudades!!!

    Eu me sinto assim desde q voltei ha 6 meses!!!.

    Saudade do karkadesh gelado tbem!

    Mas eu volto! Juro q volto!

  4. Julianna Louise

    Nadir,
    Vc me fez chorar 😦 …
    Eu não passei muito tempo no Egito como vc mas eu amo demais aquela terrinha .
    Realmente, certas cores, sabores, cheiros, são inesquecíveis mas tem horas que se eu não vejo as fotos, parece q foi um sonho .
    Eu queria estar lá agora 😦

    • Hoje eu estou só as tiras de tanta saudade lá do Egito, e olhe que eu sofrí demais pra me adaptar ao estilo de vida lá, mas hoje tô com saudade até dessas coisas que dificultaram minha adaptação.. 😦

Deixe um comentário

