Aprendendo com Zaqueu

Quem aí se lembra da história de Zaqueu? Hoje aprendi uma grande lição baseada nela e claro, vou compartilhar com vocês, mas antes quero dar todos os créditos desse aprendizado ao amigo pessoal Elson de Assis, um dos melhores pregadores que já conheci em minha vida!

Então, Zaqueu era o funcionário público dos tempos bíblicos, tinha influência no império romano, pelos relatos bíblicos, era um camarada de boa condição financeira, mas a ênfase mesmo vem pela estatura que ele tinha: era baixinho! Naquele dia ele ouviu dizer que Jesus passaria por ali e a curiosidade proveniente da fama de Jesus, o fez pensar em uma forma de conhecê-lo, na verdade ele nem queria conhecê-lo, mas apenas vê-lo.

Agora imagina só a situação, ele era baixinho e a havia um grande número de pessoas ao redor de Jesus, consequentemente Zaqueu não poderia vê-lo. Ele deve ter tentado ficar de ponta de pés, dar uns pulinhos, empurrar um daqui, outro dalí, tudo isso na procura desesperada por um ângulo que o permitisse ver Jesus. A multidão era o grande problema de Zaqueu, a multidão era a barreira que fazia com que Zaqueu não conseguisse chegar ao seu objetivo de ver Jesus, e vendo que de nada adiantaria insistir naquelas tentativas, ele teve a idéia de correr para longe do que o atrapalhava e subir na figueira, onde ele teve o ângulo privilegiado que mudou sua vida para sempre…

O que a gente aprende em tudo isso!? Que se determinada coisa nos atrapalha, devemos deixá-la para trás, se todas as nossas tentativas não estão dando certo, é porque é hora de mudar a estratégia. E algumas atitudes, ou grande parte delas, não podem ficar para serem tomadas no dia seguinte…

Já imaginou o que teria acontecido se Zaqueu tivesse insistido em ver Jesus ali do meio daquela multidão?! Jesus teria passado sem que Zaqueu o visse, não apenas Jesus, mas a única e grande chance de mudança da vida de Zaqueu. Isso lembra alguma coisa? Quantas oportunidades nós deixamos passar desapercebidas simplesmente porque nosso foco está na direção errada?! A gente insiste em encontrar soluções em situações ou pessoas que apenas nos atrapalham, as vezes a gente até é consciente disso, mas insistimos em achar que as coisas podem mudar, mas elas não mudam e as chances passam.

Pensa nisso! Assim como Zaqueu não podia mudar a sua estatura ou afastar a multidão que o atrapalhava, nós também não podemos resolver determinadas questões na nossa vida, e se essas questões são a causa de não alcançarmos nosso alvo, devemos seguir o exemplo de Zaqueu e mudar a estratégia. Jesus está passando, as oportunidades estão passando por nós e temos que estar no ângulo certo quando elas cruzarem nosso caminho, caso contrário, poderemos perder chances que talvez nunca mais passarão outra vez.

Anúncios

2 Respostas para “Aprendendo com Zaqueu

  1. Mashallah Nadir, que texto lindo e superproveitoso para nossa vida cotidiana.
    Por aí a gente vê que a Palavra de Deus é sempre atual, seja Ela da Bíblia ou do Alcorão.
    abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s